Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
22º
Porto Nacional
26º
ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

PF destrói imóveis rurais utilizados em esquema de tráfico internacional de drogas

14 novembro 2023 - 09h58

A Polícia Federal destruiu vários imóveis nesta segunda-feira (13), utilizados para armazenar drogas de uma organização criminosa envolvida com tráfico internacional. A ação foi realizada após investigações da Operação 'Rota Caipira'. O mandado de destruição foi expedido pela 1º Vara Criminal da Justiça Federal de Araguaína. Segundo a polícia, as drogas era escondidas em propriedades rurais no Parque Nacional da Chapada das Mesas, que fica no município de Carolina (MA).

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A operação 'Rota Caipira', foi realizada em abril deste ano, onde foram cumpridos 195 ordens judiciais, sendo 28 mandados de prisão preventiva e 95 ordens de busca e apreensão em 13 estados, além de sequestro de bens.

Os federais investigavam o tráfico de cocaína que era produzida na Bolívia, Peru e Colômbia e que eram transportadas para o Brasil. Um dos principais alvos da operação foi o empresário César Trindade, dono de uma concessionária de veículos em Araguaína, suspeito de financiar e lavar o dinheiro do tráfico.

Segundo a PF, a organização criminosa era especializada no transporte aéreo e utilizava imóveis no Tocantins, Maranhão e Pará. Na época, a Justiça determinou a apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores de R$ 300 milhões.

A polícia ainda informou que os suspeitos envolvidos no caso já foram denunciados e respondem a ação penal, nas medidas de suas responsabilidades, pelos crimes de associação para o tráfico, tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional, entre outros.

A ação realizada nesta segunda contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

*G1 Tocantins