Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
SUL DO ESTADO

Polícia apreende mais de 200 kg de pescado e suspeito é autuado

24 agosto 2022 - 10h03Por G1 Tocantins

Um homem de 37 anos foi autuado após ser flagrado com mais de 200 kg de pescado capturados de forma ilegal. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (23) em Formoso do Araguaia, região sul do estado.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, que atuou junto com a Fundação Nacional do Índio (Funai), as equipes receberam a informação de que um homem de 37 anos estaria comercializando peixes no interior da Ilha do Bananal. Com ele, foram encontrados o total de 202 kg de pescado do tipo pirosca.

Conhecido pelos indígenas como ‘homem branco’, ao ser abordado, ele informou que a quantidade de peixes seria vendida a um comprador de Porangatu (GO).

Pela infração, o homem recebeu autuação no valor de R$ 6.540 mil. Todo o pescado foi apreendido e doado à Casa do Idoso de Gurupi e à Paróquia Nossa Senhora da Abadia.

Segundo portaria cota zero do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), de março deste ano, é proibido o transporte de pescado nas bacias hidrográficas dos rios Tocantins e Araguaia até 2025, para as modalidades esportiva e amadora.

Conforme uma das determinações, a captura ou estocagem de pescado é limitado à quantidade máxima de 3 kg por pescador licenciado.