Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
OPERAÇÃO POLICIAL

Polícia Civil deflagra operação para combater furtos de combustíveis

25 junho 2021 - 16h57Por Secom

A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 72ª Delegacia do Distrito de Luzimangues, deflagrou na noite desta quinta-feira, 24, a operação Cibus, que resultou nas prisões em flagrante de dois homens suspeitos de furtarem combustíveis naquele distrito.

Comandada pelo delegado-chefe da 72ª DP, Diogo Fonseca da Silveira, a referida operação é voltada à repressão do furto de combustíveis (diesel, gasolina e álcool), que tem ocorrido com certa frequência no Distrito de Luzimangues. Os dois indivíduos foram autuados em flagrante pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e receptação.

Na ocasião, os policiais civis também apreenderam em poder dos suspeitos; um caminhão-tanque, galões de combustível, equipamentos e mangueiras para transferência do produto.

A ação

As investigações da Polícia Civil apontaram que estaria ocorrendo a prática reiterada de subtração de combustíveis em Luzimangues. Sendo assim, na noite desta quinta-feira, equipes da 72ª DPC efetuavam diligências investigativas no local apurado onde ocorriam as fraudes/furtos, quando se depararam com mais uma atuação delituosa dos suspeitos, confirmando assim a ocorrência dos crimes.

Ao proceder a abordagem, um dos suspeitos tentou fugir por debaixo do caminhão, enquanto o outro buscou se esquivar da ação policial entrando em sua caminhonete e se afastando, porém ambos foram detidos e presos pelos policiais civis.

Com a chegada da equipe policial, outros indivíduos que também realizavam a manobra irregular conseguiram fugir, mas todos serão devidamente identificados pela Polícia Civil.

As investigações

Segundo os levantamentos da Polícia Civil, existe uma grande rede de venda de combustível de forma ilegal no distrito de Luzimangues com preços bem abaixo daqueles ofertados nos postos da cidade e região. A suposta vantagem fomenta a compra por diversas pessoas que se enquadram, a partir da aquisição, como receptadores, crime esse que pode resultar em uma pena de até quatro anos de prisão. 

Por outro lado, os furtos geram prejuízos de grande monta aos empresários, além de a venda clandestina não recolher qualquer tipo de imposto, tampouco oferece segurança ao consumidor final do produto. 

Desfecho

Por meio do empenho da equipe de investigadores da 72ª DP, foi possível descobrir o modo de atuação dos alvos e a realização da citada operação. Os autos de prisão em flagrante foram lavrados e os demais procedimentos policiais foram realizados, sendo ambos os autores encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Palmas.

O nome da operação (Cibus) é uma tradução livre para o latim da palavra combustível, considerando o ramo específico de atuação dos criminosos.

Galões utilizados para a subtração de combustíveis em Luzimangues - SSP/Governo do Tocantins