Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
32º
Porto Nacional
30º
MIRA DA POLÍCIA!

Operação cumpre mandados contra suspeitos de esquema de corrupção envolvendo gráficas

06 novembro 2019 - 08h51Por Com infomações do G1

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quarta-feira (6), 10 mandados de busca e apreensão, uma ordem de prisão preventiva e duas temporárias. Essa ação é por meio da "Operação Replicantes", que investiga um grupo suspeito de manter um esquema de corrupção incluindo fraudes em licitações, desvio de recursos e lavagem de dinheiro envolvendo gráficas.

De acordo com a PF, a organização criminosa está envolvida em outras investigações sobre ganho de dinheiro através dos cofres públicos. A polícia afirma que o grupo chegou a intimidar profissionais da imprensa.

50 policiais participam da operaçào que teve os mandados expedidos pela 4ª Vara Federal no Tocantins, em Palmas,  

Segundo a PF, os suspeitos teriam grande influência no meio político do Estado, inclusive com total credibilidade de colocar pessoas de confiança para ocupar cargos de comissão, estratégia para contribuir com a atuação da organização criminosa e assim desviar recursos públicos.

Ainda conforme a PF, a operação tem como objetivo encontrar novas provas, interromper os atos criminosos, identificar e recuperar recursos frutos dos desvios, além de resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e o livre trabalho da imprensa.

A PF ainda afirma que houve a movimentação de milhões por meio do grupo empresarial do ramo gráfico. Não se sabe ainda o valor exato dos prejuízos causados.

A operação foi batizada com esse nome em alusão ao ramo de atuação do grupo empresarial e a postura de enfrentamento da organização criminosa.