Palmas
21º
Araguaína
22º
Gurupi
20º
Porto Nacional
21º
DURANTE CARNAVAL

Rodovias federais que cortam o Tocantins terão restrição de tráfego

07 fevereiro 2024 - 11h19

Os caminhoneiros que fazem transporte de cargas terão que se atentar aos horários de restrição dutante o feriado período de carnaval. A fiscalizaçãos erá feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que vai dar andamento na Operação Carnaval 2024.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

As ações começam à meia noite desta quarta-feira (9) e vai até a quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro. Com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas BRs, equipes da PRF vão reforçar as ações e efetivos nos locais em que houve maior número de ocorrências.

Uma das medidas é restringir a movimentação de veículos de grande porte nas vias com pistas simples. Estão incluídos nesse tipo de transporte:

  • Veículos com 2,6 metros de largura;
  • Veículos com 4,4 metros de altura;
  • Veículos com 19,8 metros de comprimento total;
  • Veículos com 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

As restrições são para as BRs 010, 153, 226, 230, 235 e 242 nos seguintes dias e horários:

  • Sexta-feira (9) - das 16h às 22h;
  • Sábado (10) - das 16h às 22h;
  • Terça-feira (13) - das 16h às 22h;
  • Quarta-feira (14) - das 6h às 12h.

Mesmo que os veículos tenham autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), não poderão rodar nos períodos acima, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito.

Durante a Operação Carnaval, os policiais rodoviários fiscalizar e orientar os condutores quanto ao uso de bebidas alcoólicas, ultrapassagem indevida, não utilização do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, falta de uso do capacete, excesso de velocidade, tempo de descanso e utilização do telefone celular, entre outras infrações que podem causar acidentes.

Caso precisem comunicar acidentes ou fazer denúncias, os motoristas podem entrar em contato com a PRF por meio do telefone 191, que funciona 24 horas.

*G1 Tocantins