Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
GUARDIÕES DOS BIOMAS

Seis homens são presos por garimpo ilegal e posse de armas de fogo

22 dezembro 2023 - 11h54

A Polícia Militar em cumprimento da Operação “Guardiões dos Biomas”, na madrugada do dia 21, atendeu uma denúncia anônima versando sobre a existência de um garimpo ilegal em uma propriedade rural no município de Conceição do Tocantins, na região sudeste do estado.  Equipes do Batalhão de Policia Militar Ambiental – BPMA, deslocaram ao local e realizaram a abordagem a seis homens, de 34, 41, 44, 57, 62 e 63 anos, flagrados realizando extração de minérios sem autorização ambiental.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Durante vistorias, os policiais militares ambientais localizaram ainda uma arma de fogo tipo artesanal tipo espingarda (bate bucha), uma arma de fogo tipo espingarda calibre .32 Rossi com numeração ilegível, quatro cartuchos cal. 32 (intactos), uma arma tipo carabina 5.5 de pressão, um cartucho cal. 36 (intacto), duas motosserras marca Stihl MS381 e MS361, dois recipientes com pólvora, dois recipientes com chumbos, uma caderneta com anotações diárias da exploração, três recipientes contendo mercúrio metálico, um volume de artefato explosivo sem especificações, assim como, um recipiente contendo aproximadamente seis gramas de ouro. 

Os indivíduos foram conduzidos ao Distrito Policial de Arraias, onde foram apresentados ao Delegado de Plantão e autuados por crime ambiental, porte ilegal de arma de fogo, posse de artefato explosivo e associação criminosa, ficando à disposição da justiça juntamente com todos os objetos e equipamentos apreendidos. 

Além da autuação criminal também foram realizados procedimentos administrativos pelos Patrulheiros Ambientais, no valor total correspondente a R$ 51.500,00 (cinquenta e um mil e quinhentos reais) em multa, bem como realizado o embargo das atividades e da área degradada.

A operação

A Operação Guardiões dos Biomas é uma operação integrada permanente de combate ao desmatamento ilegal, queimadas e incêndios florestais. É de iniciativa do Sistema Único de Segurança Pública e é constituída por três eixos de atuação: combate às queimadas e incêndios florestais, combate ao desmatamento ilegal e proteção de terras indígenas.

*Ascom BPMA