Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
BUSCAS ENCERRADAS!

Sobe para seis o número de assaltantes mortos em operação no Tocantins

07 novembro 2019 - 08h18Por Redação

Mais dois suspeitos de assalto a bancos e carros-fortes foram mortos em confronto com a polícia na região central do Tocantins. As buscas pelos criminosos foram encerradas hoje.

Intitulada como "Horus Divisa" a operação começou no último dia 24 de outubro em uma verdadeira força-tarefa envolvendo as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. Cerca de 200 policiais participaram das buscas que também contou com o apoio de agentes dos estados do Pará, Goiás e Ministério da Justiça que deram suporte também com helicópteros. O helicóptero da Segurança Pública do Tocantins também participou das buscas que contou ainda com o suporte de 60 viaturas. 

Foram 14 dias de trabalho, a polícia acredita que não exista mais criminosos escondidos e por isso decidiu encerrar as buscas. A operação terminou com seis bandidos e um Policial Militar mortos. Os corpos dos dois últimos suspeitos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Palmas.

Após este último confronto, a polícia encontrou com os suspeitos, um fuzil AK 47 calibre 7,62, dois fuzis calibre 5,56, duas pistolas cal. 40, um revólver cal 38, além de 500 munições de vários calibres.

Segundo fonte do Portal O Norte, os policiais engajados na operação devem chegar em Palmas por volta das 11 horas onde haverá uma solenidade para recepcioná-los no pátio do Quarteo do Comando-Geral da PM na capital.

Altamente Perigosos

Os criminosos mortos pela polícia eram do Ceará. Altamente perigosos, eles integravam o grupo criminoso 'Quadrilha dos pipoca', especialista em assalto a bancos tendo praticado vários crimes dessa natureza em outros estados do país. Eles também eram conhecidos como matadores de policiais. 

Suspeitos Identificados

Elineudo Oliveira Silva, conhecido como “Neudo Pipoca” (43 anos) e Elineuton Oliveira Silva (41 anos), nasceram e moravam em Quixadá, no Sertão Central do Ceará. Outros dois criminosos, também integrantes da “Quadrilha dos Pipoca”, morreram no último dia 31 de outubro, eles foram identificados como Paulo Sérgio de Oliveira (33 anos), o “Paulo Pipoca” e Ângelo Márcio Rodrigues (38 anos), conhecido com o “Márcio Pipoca”. Além de assaltos a bancos e carros-fortes, a quadrilha também tinha histórico de assassinatos a policiais.

A polícia ainda não divulgou a identificação dos dois últimos mortos. 

PM Morto

O sargento Américo Gama, integrava a corporação da PM desde 1992 e atualmente fazia parte da Equipe de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), pertencente ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Gama foi velado no Comando Geral da PM em Palmas e sepultado também na capital. Ele deixa esposa e quatro filhos. 

A PM lamentou a morte do Sargento e o comandante-geral Jaizon Veras decretou luto de três dias na Polícia Militar do Tocantins. O governador Mauro Carlesse (DEM) também decretou luto de três dias no Estado.

Entenda

Os policiais procuravam os autores da tentativa de roubo de um carro-forte ocorrido no último dia 24, numa estrada vicinal, na saída para Araguacema (TO). O veículo fazia o transporte de valores daquela cidade para o município de Pequizeiro (TO), quando foi surpreendido por uma camionete ocupada com cinco indivíduos encapuzados. Houve tiroteio, mas os criminosos não conseguiram roubar o carro-forte.

No mesmo dia, cinco homens roubaram um veículo Palio Weekend e R$ 5 mil de uma fazenda. O veículo foi abandonado com diversos objetos no interior como redes, barracas, anti-inflamatórios, mantimentos, roupas e itens de higiene pessoal.

Primeiro confronto

No último dia (31), dois homens morreram durante confronto com a PM, entre as cidades de Goianorte e Araguacema. O confronto aconteceu depois que as equipes do Batalhão de Choque faziam patrulhamento na região à procura da quadrilha que tentou roubar o carro-forte no dia 24 de outubro.

Os  policiais viram dois homens em atitude suspeita e afirma que eles estariam tentando resgatar autores do roubo que estariam escondidos num matagal. Segundo a polícia, os suspeitos reagiram à abordagem atirando nas equipes, que revidaram. Eles morreram no local.

Posto do Bradesco

Na madrugada do dia 1º outubro, mais uma ação criminosa foi registrada quando assaltantes atacaram um posto de atendimento bancário em Pequizeiro. A Polícia Militar foi acionada e no final da manhã em um novo confronto, o Sargento da PM, Américo Gama (53 anos), foi baleado e não resistiu aos ferimentos. 

Outra troca de tiros entre policiais e bandidos no dia (06) terminou com dois suspeitos mortos em uma área de mata na região de Pequizeiro. 

Habeas Corpus  

Apontado como chefe da “Quadrilha dos Pipoca“,  “Elineudo Pipoca” e outros quatro integrantes do bando tiveram habeas corpus concedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão homologada, no dia 8 de março de 2017 e publicada no Diário da Justiça do dia 14.

O grupo foi preso em janeiro de 2015, suspeito de atacar um comboio composto de três carros-fortes no município de Russas (CE). Além desta acusação, os “Pipocas’ teriam atuado contra instituições financeiras também nos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará e Mato Grosso.

Outros integrantes da quadrilha identificados pela polícia são: Raimundo Nonato Rodrigues da Silva, o “Raimundo da Vertente”, 34 anos e Antônio Ricardo Germano de Lima, o “Ricardo da Vila Rica”, 31.