Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
NORTE DO ESTADO

Suspeitos de crimes em área de conflitos agrários são denunciados pelo MP

16 dezembro 2023 - 10h21

Oito pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Tocantins por organização criminosa na zona rural da cidade de Barra do Ouro. Segundo a denúncia feita pela Promotoria de Goiatins, os crimes teriam acontecido entre 2021 e 2023, em uma região conhecida como Gleba Tauá, onde são registrados conflitos agrários.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Os suspeitos também estão sendo denunciados por lesão corporal, incêndios e posse irregular de arma de fogo. Segundo o Ministério, eles também podem responder por corrupção de menores, já que teriam envolvido adolescentes em crimes e os colocado em uma "guarda armada" na região.

Prisão em Goaitins

No início de novembro deste ano quatro homens foram presos e dois adolescentes apreendidos na Gleba Tauá, no trecho que fica em Goiatins. Segundo o Ministério, eles fazem parte das pessoas que foram denunciadas pela promotoria nesta quinta-feira (14).

Na época foram apreendidos armas, munições e rádios comunicadores usados pelos suspeitos. Segundo a Polícia Civil, a investigação na região ocorria há cerca de um ano.

A Gleba Tauá é uma terra pública da União. O território está localizado na área da Matopiba, na qual os estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia fazem parte. Segundo o Ministério, a região é "palco de conflitos associados à grilagem de terras e desmatamento ilegal".

*G1 Tocantins