Palmas
32º
Araguaína
34º
Gurupi
32º
Porto Nacional
35º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
NORTE DO ESTADO

Suspeitos de crimes em área de conflitos agrários são denunciados pelo MP

16 dezembro 2023 - 10h21

Oito pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público do Tocantins por organização criminosa na zona rural da cidade de Barra do Ouro. Segundo a denúncia feita pela Promotoria de Goiatins, os crimes teriam acontecido entre 2021 e 2023, em uma região conhecida como Gleba Tauá, onde são registrados conflitos agrários.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Os suspeitos também estão sendo denunciados por lesão corporal, incêndios e posse irregular de arma de fogo. Segundo o Ministério, eles também podem responder por corrupção de menores, já que teriam envolvido adolescentes em crimes e os colocado em uma "guarda armada" na região.

Prisão em Goaitins

No início de novembro deste ano quatro homens foram presos e dois adolescentes apreendidos na Gleba Tauá, no trecho que fica em Goiatins. Segundo o Ministério, eles fazem parte das pessoas que foram denunciadas pela promotoria nesta quinta-feira (14).

Na época foram apreendidos armas, munições e rádios comunicadores usados pelos suspeitos. Segundo a Polícia Civil, a investigação na região ocorria há cerca de um ano.

A Gleba Tauá é uma terra pública da União. O território está localizado na área da Matopiba, na qual os estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia fazem parte. Segundo o Ministério, a região é "palco de conflitos associados à grilagem de terras e desmatamento ilegal".

*G1 Tocantins