Palmas
32º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
PALMAS

Um detento morre e oito agentes ficam feridos durante rebelião em presídio

26 novembro 2019 - 17h40Por G1 TO

A rebelião registrada nesta terça-feira (26) na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas deixou oito agentes penitenciários feridos. De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), que administra os presídios, os detentos arremessaram cadeados e pedaços de concreto nos agentes. Durante a confusão, um preso morreu e outro ficou gravemente ferido.

A rebelião ocorreu no pavilhão B e começou por volta das 10h. Segundo a Seciju, os agentes penitenciários foram ao local após suspeitarem que um detento havia sido morto. Os presos teriam começado um motim quando eles entraram no pavilhão.

Os detentos fizeram barricadas de colchões e arremessaram vários objetos contra os funcionários. Oito foram atingidos e sofreram lesões. O Grupo de Intervenção Rápida foi chamado para auxiliar na contenção e os detentos se acalmaram, mas teriam começado um novo tumulto ao chegar na área do banho de sol.

A morte de um detento do pavilhão B foi confirmada e o corpo dele foi levado ao IML. Um outro preso teve ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Geral de Palmas pelo Samu.

Duas pessoas que aguardavam o momento de fazer uma visita foram impedidas de entrar no presídio durante a manhã. Elas disseram que ouviram barulho de tiros. A Seciju não quis comentar sobre os disparos e nem como o detento foi morto.

Depois da confusão, familiares de detentos foram à porta da unidade buscar informações sobre a identificação das vítimas. Há grande movimentação de viaturas no local.

De acordo com a Secretaria, "o motim foi controlado e no momento, a Casa de Prisão Provisória de Palmas está sob controle. A Polícia Civil e a Perícia foram acionadas e já se encontram no estabelecimento penal dando encaminhando aos trâmites operacionais".