Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
EM GURUPI

Vacas morrem após serem atropeladas por locomotiva em trilho de ferrovia

11 janeiro 2024 - 08h42

Uma locomotiva atropelou várias vacas que estavam passando pelos trilhos da ferrovia Norte Sul próximo ao povoado Trevo da Praia, em Gurupi, no sul do estado. Pedaços dos animais ficaram espalhados pelos trilhos e pela vegetação próxima. Nenhuma pessoa se feriu.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O acidente aconteceu na segunda-feira (8) e foi publicado nas redes sociais pela página Gurupi Memes. Procurada pelo g1, a empresa VLI, responsável pela locomotiva, confirmou o acidente e disse que o maquinista foi surpreendido pelos animais. (Veja nota completa abaixo)

g1 não conseguiu contato com o proprietário do gado. As imagens feitas em um trecho mostram pelo menos cinco animais mortos. Alguns foram partidos ao meio. Um morador da região contou que ao todo 14 animais teriam morrido.

A VLI afirmou que o maquinista acionou freios de emergência e sinais sonoros para tentar afugentar os animais, mas o choque foi inevitável. A companhia também disse que trecho onde o acidente aconteceu é administrado por outra operadora ferroviária que foi informada sobre a situação.

O que diz a VLI

A VLI confirma que registrou, no último dia 8, um atropelamento de animais no trecho próximo ao povoado do Trevo da Praia, no município de Gurupi (TO). A companhia lamenta o ocorrido e esclarece que o maquinista foi surpreendido pelos animais na linha do trem e que acionou freios de emergência e sinais sonoros, em conformidade com o Regulamento de Operações Ferroviárias, na tentativa de afugentar os animais, mas o choque foi inevitável. A companhia esclarece que o trecho em questão é administrado por outra operadora ferroviária, a quem a VLI deu ciência da ocorrência.

Nota da Rumo, operadora ferroviária

Em relação ao atropelamento de bovinos registrado em Gurupi (TO), a Rumo esclarece que orientou os fazendeiros sobre a necessidade de cercamento das respectivas propriedades. A faixa de domínio da ferrovia não invade as áreas particulares e todas as medidas de segurança relativas à circulação dos trens são adotados pelas equipes que operam na região.

*G1 Tocantins