Palmas
33º
Araguaína
30º
Gurupi
31º
Porto Nacional
33º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
TRAGÉDIA

Vítimas de acidente fatal eram cunhados e estavam reunidos para festas de fim de ano

29 dezembro 2020 - 13h24Por Com informações de G1 Tocantins

Vítimas de acidente em cruzamento no último domingo (27), na Avenida Teotônio Segurado em Palmas eram da mesma família e estavam reunidos para as festas de fim de ano.

O acidente que matou Valmir Rodrigues Carvalho e Paulo Rossi Vieira, que eram cunhados, aconteceu na altura da ARSE 150 (Antiga 1.506 Sul). A lateral do carro ficou destruída e o carro foi parar no canteiro central da Avenida.

O motorista do outro carro, que segundo testemunhas furou o sinal vermelho e causou o acidente, fugiu do local e ainda não foi encontrado. Ele estava em alta velocidade em direção ao centro da capital. O local passou por perícia após o acidente.

Segundo Kauany Rocha, filha de Paulo Vieira, o acidente deixou graves consequências aos sobreviventes. "Minha irmã está com o rosto bem machucado, a minha mãe não está andando, está na cadeira de rodas. Estão com dificuldades até mesmo para falar por causa do acidente".

O irmão de Valmir, Dgerry Rodrigues, lamentou o acidente. "Perdi meu irmão, perdi meu cunhado, a esposa dele se acidentou também, a filha. É muita dor para um dia só".

O velório foi realizado nesta segunda-feira (28) e contou com a presença de todos os familiares. Paulo Vieira deixou três filhos e Valmir Carvalho tinha oito.

Paula Carneiro, esposa de Valmir, ainda de luto contou que deseja preservar as memórias do irmão e do esposo, por isso não quis ver nenhum vídeo ou foto. “A memória que eu quero lembrar, tanto do meu irmão, quanto do meu esposo, é exatamente essa que a gente passou na chácara. Foram momentos maravilhosos, então não quero ver".

Segurança no trânsito

"Precisamos ter uma segurança de verdade, instalar uma câmera, que aí a própria polícia está vendo quem é a pessoa que está passando, dirigindo alcoólatra, fazendo ultrapassagem errada”, disse Djerry, já que o cruzamento em que ocorreu o acidente não há câmeras nem radares.

Segundo Marta Malheiro, coordenadora do programa Vida no Trânsito de Palmas, não há uma falta de estrutura no local e que seria inviável colocar câmeras em todos os cruzamentos da capital. “Esse ano foram implementadas em várias faixas, em locais de risco, foi aumentada essa fiscalização eletrônica. Foram instalados semáforos, porque era uma solicitação em vários cruzamentos, principalmente na Teotônio Segurado", complementou.

Já o perito criminal José Carlos Rezende considera que a falta de respeito com as normas de trânsito é a principal causa dos acidentes. “Há oito anos, eu vejo a sociedade daqui sofrer com esses acidentes, principalmente aqui na LO-29, LO-27, mas quase todos eles, eu posso assegurar, o erro humano imperou, deixou de observar as normas de segurança".

Somente em Palmas, foram registrados 37 acidentes com mortes em 2020, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No estado, foram 147 acidentes com morte e 2.552 ao todo. Apesar dos números altos, foi registrado uma queda em relação ao ano passado, que registrou 3.308 batidas, 157 delas foram fatais.