Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
23º
Porto Nacional
24º
STF

Carlesse e mais 17 governadores entram com ação contra convocação na CPI da Covid

29 maio 2021 - 12h59

18 governadores, incluindo Mauro Carlesse (PSL), decidiram ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira (28), contra a convocação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. 

O pedido não é assinado apenas pelos líderes estaduais abarcados pelo chamamento, o que dá mais força ao processo na Corte. Neste sentido, os governadores têm o objetivo de que o STF afirme que a CPI não tem poder de convocá-los, indicando que isso feriria o pacto federativo. 

Além do governador tocatinense assinam a ação os representantes do Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Rondônia, Alagoas e Espírito Santo. Além disso, o governador de Roraima deve aderir até segunda (31) ao processo. 

Paralelo a isso, o governador Carlesse já afirmou esta semana que atenderá prontamente à convocação da CPI e ressaltou que todos os gastos, principalmente os da saúde, estão sendo divulgados no Portal da Transparência.

O estado do Tocantins está sendo administrado com qualidade, com segurança e com respeito ao dinheiro público, principalmente quando se fala do dinheiro que é para investir na saúde do povo", disse o gestor.