Palmas
33º
Araguaína
35º
Gurupi
32º
Porto Nacional
33º
PALMAS

Consulta pública para revisão do plano de drenagem pluvial termina no próximo domingo

12 agosto 2022 - 14h30

Termina no próximo domingo, 14, o prazo para envio de contribuições para consulta pública da revisão do Plano Municipal de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais (PMDU) à Prefeitura de Palmas. A consulta pública consiste no recebimento de sugestões ou reclamações da população sobre onde há necessidade de melhoria ou investimento em infraestrutura de drenagem pluvial. Trata-se da infraestrutura que capta e destina a água da chuva das ruas. 

As contribuições ajudarão na definição de prioridades para investimento e melhorias nos próximos 20 anos. Qualquer cidadão pode enviar foto ou descrição com endereço dos pontos onde há problemas com alagamentos na Capital. As imagens e sugestões podem ser enviadas pelo app Colab e e-mail [email protected] . Além disso, há ainda possibilidade de contribuir por telefone pelos números 0800-6464-156, (63) 3212-7144, 3212-7143 (de segunda a sexta das 7 às 19 horas).

Para quem não puder baixar o aplicativo, também é possível acessar a plataforma do Colab pelo link consultas.colab.re/drenagemurbanapalmas  respondendo um questionário curto e indicando o que ele acha que deve ser prioridade para investimento ou melhoria na rede de drenagem pluvial de Palmas.

O que significa drenagem

“Quando pensamos em infraestrutura de drenagem pensamos em reduzir riscos de perdas, problemas com deslocamento em período de chuva e após a chuva também. É uma infraestrutura muito importante para garantir qualidade de vida e até evitar transmissão de doenças por veiculação hídrica, por exemplo”, explica o engenheiro ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Tiago Sodré. 

Segundo ele, boa infraestrutura de drenagem urbana também garante mais longevidade ao asfalto. “Quanto melhor drenada a via, mais o asfalto vai resistir com qualidade ao longo do tempo”, acrescentou  Sodré.