Palmas
30º
Araguaína
33º
Gurupi
32º
Porto Nacional
28º
4ª PARTICIPAÇÃO

Deputado Ricardo Ayres representará Câmara na COP 28 em Dubai

29 novembro 2023 - 09h32

A Câmara dos Deputados escolheu o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) para compor a comitiva que acompanhará a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP 28, que ocorrerá em Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro. A pedido dos presidentes da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira, e da Comissão de Educação, deputado Moses Rodrigues, Ayres terá a responsabilidade de levar as questões educacionais para o centro das discussões climáticas globais. Esta é a primeira vez que o colegiado aponta um representante específico para a área de educação em um evento da COP.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Ao falar sobre sua 4ª participação na Conferência das Partes, Ricardo Ayres destacou a urgência de ação diante de um panorama ambiental em rápida transformação. “Dados e acontecimentos recentes apontam para um cenário climático global cada vez mais crítico. Com eventos extremos se tornando mais frequentes e intensos, a participação do poder legislativo nos debates climáticos é vista como um passo fundamental para assegurar que políticas públicas sejam informadas e alinhadas com as melhores práticas internacionais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, disse o deputado.

A conferência deste ano inclui no painel "Juventude, crianças, educação e competências", uma oportunidade de ressaltar como a educação é essencial na sensibilização e no engajamento de jovens e crianças nas questões climáticas.

Para Ricardo Ayres, é preciso atuar cada vez mais na capacitação profissional para campos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade, enfatizando a educação como um vetor de mudança comportamental. “A educação ambiental é necessária para entender a magnitude da crise socioambiental contemporânea como um desequilíbrio fomentado pela ação humana”, concluiu o parlamentar.

Delegação brasileiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente nos dias 1 e 2 de dezembro, segundo a previsão. Ao longo da COP-28, 15 ministros de Estado - entre eles o da Fazenda, Fernando Haddad, e o do Meio Ambiente, Marina Silva - participarão em momentos diferentes, de acordo com a programação dividida de forma temática. A COP-28 carrega uma importância especial para o Brasil, que sediará a COP-30 dentro de dois anos. Será nessa conferência que as nações irão publicar o Global Stocktake (GST), um balanço global sobre os avanços, retrocessos e os motivos dos resultados obtidos nesses oito anos do Acordo de Paris, pelos 195 países signatários.

*Assessoria