Palmas
31º
Araguaína
31º
Gurupi
32º
Porto Nacional
31º
SENADO FEDERAL

Estudante do Tocantins participa de jornada parlamentar em Brasília

27 junho 2022 - 14h30

A estudante Mara Daniella Rocha Cardoso, 15 anos, aluna da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Professora Oneides Rosa De Moura, de Palmeirópolis, participou na manhã desta segunda-feira, 27, da sessão solene no Senado Federal, para a eleição da mesa diretora do Programa Jovem Senador edição 2022. A estudante participará até o dia 1º de julho, de uma vivência da rotina legislativa.

Acompanham a estudante nessa experiência, o professor Ramon Diêgo Viana Sousa e a coordenadora Estadual do Programa Jovem Senador na Secretaria da Educação do Tocantins, Flávia Rodrigues.

Mara Daniella Rocha Cardoso contou que estava muito ansiosa para participar dessa jornada legislativa. “Estou com ótimas expectativas para conhecer jovens de outros estados e para aprofundar o meu conhecimento sobre a política do país e este será um momento marcante em minha vida”, ressaltou.

“Estar presente nessa experiência que o professor Ramon e a aluna Mara Daniela estão vivenciando, é maravilhoso. Ver a emoção deles e a troca de conhecimentos com os estudantes de outros estados brasileiros, me motiva a fazer cada vez mais e melhor pelo avanço da educação no Tocantins. Tudo isso é resultado de muito empenho e dedicação por parte da equipe escolar, de profissionais que estão nas Diretorias Regionais de Educação, que despertam o protagonismo juvenil dos nossos estudantes e elevam a qualidade da Educação”, frisou Flávia Rodrigues.

Vivência

Os estudantes terão uma Semana de Vivência Legislativa, na qual eles simulam a atuação dos senadores, numa legislatura. Os trabalhos iniciam com a eleição da mesa diretora e termina com a aprovação dos projetos e publicação no Diário Oficial do Senado Federal.

Em 2022, a edição do Programa Jovem Senador, teve como tema o Bicentenário da Independência: 200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã.

A estudante Mara Daniella destacou os movimentos negros no período da independência do Brasil. “Eu abordei a forma como os negros lutaram para acabar com a escravidão e citei exemplos como a Conjuração Baiana, o movimento que tinha como objetivos a emancipação do Brasil e a abolição da escravidão”, explicou.

Mara Daniella Também comentou as suas percepções alcançadas em Brasília. “A minha experiência no Programa Jovem Senador está sendo mágica. Desde o primeiro momento que cheguei já comecei a conhecer e a me enturmar com os jovens senadores de outros estados brasileiros, aprender sobre a cultura e os costumes deles está me fazendo abrir novos horizontes e saber ainda mais sobre cada pedacinho desse país”, ressaltou.