O governo dos Estados Unidos iniciou a revisão de todos os 55 milhões de vistos concedidos a estrangeiros, conforme anúncio do Departamento de Estado nesta quinta-feira (21/08). O processo é contínuo e pode levar à revogação das autorizações de entrada e permanência no país.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O procedimento foi confirmado ao Metrópoles pelo órgão, que informou: “A verificação contínua do Departamento inclui todos os mais de 55 milhões de estrangeiros que atualmente possuem vistos válidos nos EUA”.
MOTIVOS PARA REVOGAÇÃO
O Departamento de Estado explicou que a revogação ocorrerá em casos de possível inelegibilidade, incluindo:
-
Permanência irregular ou fim do prazo do visto
-
Envolvimento com atividades criminosas ou terroristas
-
Ameaça à segurança pública
Todas as informações disponíveis são consideradas, como registros policiais, de imigração ou qualquer dado novo que indique inelegibilidade.
DOBRO DE CANCELAMENTOS DE VISTOS
Segundo o Departamento de Estado, desde que o presidente Donald Trump retornou à Casa Branca, o cancelamento de vistos dobrou em comparação ao mesmo período anterior.
A revogação de vistos para estudantes também aumentou, sendo quatro vezes maior do que o habitual.
POLÍTICA DE CONTROLE DE FRONTEIRAS
Durante a campanha eleitoral, Trump destacou que o controle das fronteiras e o combate à imigração ilegal seriam prioridades da sua gestão.
Logo nas primeiras semanas, o governo aumentou o número de deportações. As autoridades têm buscado pessoas consideradas criminosas, e parte dos presos está sendo enviada para uma prisão em El Salvador.


Medida pode resultar na revogação das autorizações de entrada e permanência no país - Crédito: Unsplash/Reprodução


