Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
25º
Porto Nacional
24º

Votação Paralela inicia coleta de votos hoje

29 setembro 2010 - 13h47

Partidos políticos foram convidados a participar do processo de votação paralela na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).

Na ocasião foram distribuídas cédulas de papel que auxiliarão na auditoria da urna eletrônica, realizada no dia das eleições. Cédulas ainda serão distribuídas em duas unidades educacionais: no Colégio Militar de Palmas, hoje às 17h, e no Colégio Marista, amanhã (30), às 8h.

A votação paralela consiste na coleta, em urnas de lona, de votos em cédulas de papel que serão digitalizados por duas urnas eletrônicas, uma na capital e uma no interior, durante o dia das eleições para fins comparativos.

O processo é realizado por todos os TREs desde 2002, com base na lei 10.408 e tem como objetivo autenticar e certificar a inviolabilidade da urna eletrônica. Para preservar a integridade do evento de votação paralela, todos os trabalhos serão filmados. Pois como afirmou o Juiz Gil de Araújo, a iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral realizada pelos TREs tem a intenção de comprovar que a urna eletrônica é segura.

Para a organização e condução dos trabalhos, foi instituída a Comissão de Votação Paralela, composta pelos seguintes membros: Juiz de Direito, Gil de Araújo Correa (Presidente), do Procurador Pedro Henrique Castelo Branco(Ministério Público) e os servidores Valtenir Borges (Secretaria de Tecnologia da Informação), Maria Zita Rodrigues ( da Sec. Judiciária e Gestão da Informação), Cristiane Boechat (Secretaria de Gestão de Pessoas) e Márcio Roberto de Oliveira (Corregedoria Regional Eleitoral). (Com informação da assessoria de imprensa)