Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
26º
NA TRIBUNA

Tiago Dimas destaca luta em prol dos autistas e pede aprovação de projeto pelo Senado

21 junho 2022 - 09h55Por Ascom

O deputado federal Tiago Dimas (Podemos-TO) destacou, nesta segunda-feira, 20 de junho, durante pronunciamento na Tribuna da Câmara dos Deputados, o seu trabalho histórico em prol das pessoas do espectro autista e defendeu a aprovação do projeto 1712/2019, de sua autoria pelo Senado. O projeto, que obriga o poder público, coordenado pela União, a promover políticas públicas em prol dos autistas, inclusive com destinação de recursos, foi aprovado por unanimidade na Câmara em abril de 2019, e está em tramitação no Senado.

“Esta é uma causa muito nobre que eu tenho a satisfação de defender e junto aqui com os colegas batalharmos para que possamos dar cada vez mais dignidade a essas pessoas que tanto precisam de melhores leis, uma legislação cada vez mais forte, de um apoio do poder público para uma qualidade de vida melhor”, ressaltou Tiago Dimas durante a sua fala.

O deputado fez questão de lembrar que o autismo não é uma doença, mas sim uma condição da pessoa relacionada ao desenvolvimento do cérebro que pode ser bem tratada. “O autismo causa dificuldade de interação e de comunicação das crianças, por isso precisamos disponibilizar o tratamento adequado para que a integração possa ser realizada”, pontuou Tiago Dimas, ao destacar que a cada 44 bebês, um nasce com o espectro. “Então sem dúvida alguma temos que ter políticas voltadas para eles”, completou, ao ressaltar que o seu projeto permite a expansão desse tipo de atendimento de forma gratuita.

Hoje, em clínicas particulares, o atendimento integrado de autista com atenção à saúde mais trabalho pedagógico, não custa menos de R$ 6 mil, algo que a grande maioria das famílias do Brasil não tem condições de pagar.

Neste sentido, Tiago Dimas voltou a destacar a importância da clínica-escola Mundo Autista, de Araguaína. Custeada integralmente pelo município, a clínica-escola oferece esse atendimento gratuitamente na cidade. Tiago Dimas lembrou que o estabelecimento foi implantado na gestão de Ronaldo Dimas à frente da prefeitura. “A clínica-escola se tornou uma realidade e hoje serve como um tripé de diversos serviços da saúde, da educação, da assistência social, dando atendimento médico, de enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, de terapias ocupacionais, de terapia, psicologia, nutrição, psicopedagogia, pedagogia, arteterapia, musicoterapia, a educação física com a estimulação motora e assistência social”, destacou o parlamentar.

Para o deputado, é essencial que o projeto em tramitação no Senado venha a ser aprovado, pois isso vai fazer o governo federal disponibilizar recursos específicos não só para que as poucas clínicas-escolas como essas sejam qualificadas, mas também para que muitas outras possam ser criadas no Brasil.

O pronunciamento de Tiago Dimas foi muito elogiado pelo deputado Charles Fernandes (PSD-BA), que presidia a sessão no momento.

Veja a fala de Tiago Dimas na íntegra aqui: https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/65815?a=552401&t=1655763267540&trechosOrador=.

Confira o projeto 1712/2019 aqui: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/136190.