Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
ELEIÇÕES 2022

Tocantins tem mais de 1 milhão de eleitores aptos a votar e TRE garante votação segura

03 setembro 2022 - 08h28Por Da Redação

A menos de mês da realização do primeiro turno das eleições, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) recebeu a imprensa, nesta sexta-feira (2), para uma entrevista coletiva. 

O presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, destacou os esforços do Judiciário Eleitoral para garantir que a votação ocorra de forma tranquila e segura. “A Justiça Eleitoral do Tocantins tem funcionado diuturnamente, durante todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados em regime de plantão. Não tenham dúvidas da seriedade e do comprometimento com que atuamos para entregar eleições limpas, transparentes e legítimas aos eleitores, candidatos, advogados e partidos políticos”, disse.

Em relação à segurança, o magistrado afirmou que a Justiça Eleitoral do Tocantins contará com um efetivo aproximado de 3 mil pessoas na força de segurança das eleições. O Exército Brasileiro atuará em seções eleitorais instaladas em aldeias indígenas e a Polícia Federal terá postos avançados em diversas localidades do Estado para ampliar sua atuação na véspera e no dia das eleições, assim como a Polícia Rodoviária Federal. A Polícia Civil também estará nas ruas. 

Segundo dados do TRE-TO, neste ano 1.094.003 pessoas estão aptas a participar do pleito em um dos 853 locais de votação no Tocantins. 5.793 indígenas irão às urnas e 10.803 eleitores com deficiência votarão. No total, houve 3.238 solicitações de voto em trânsito. São 4.942 urnas eletrônicas distribuídas entre as 3.957 seções eleitorais. E 15.828 mesários vão trabalhar nestas eleições.