Palmas
26º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
26º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
COMPETIÇÃO

Alunos do Balé do Tocantins se preparam para apresentação no Festival Internacional

05 julho 2022 - 14h41

O grupo de dança Balé Popular do Tocantins participará da 7ª edição do Festival Internacional de Dança de Goiás, que terá início nesta quarta-feira, 6, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Os bailarinos vão mostrar criatividade e talento nas apresentações de danças urbanas, contemporânea, de jazz e danças solos livres e mostrar temáticas como a cultura brasileira, a quebradeira de coco e os caminhos que a dança apresenta para a transformação cultural, social e intelectual na vida dos alunos. O Balé Popular do Tocantins participará com 12 coreografias.

O professor coordenador do Balé Jefferson Marques destacou as aprendizagens e a interação durante a participação no evento. “Ressaltamos a vivência que os bailarinos terão em participar desse festival, onde eles terão a oportunidade de ver as apresentações de grupos representando o país inteiro. De manter o contato com outros professores internacionais, que ministrará cursos e aulas e que também farão parte da banca de jurados, o que será um olhar diferenciado sobre a dança no Brasil. Tudo isso será fundamental para o  crescimento dos bailarinos em todos os aspectos da vida”, ressaltou Jefferson.

O Festival Internacional de Dança de Goiás é uma realização do Studio Dançante e do Conselho Brasileiro de Dança, com apoio do Governo do Estado de Goiás. As apresentações competitivas serão compostas pelas modalidades de balé clássico de repertório e livre, dança contemporânea, jazz, sapateado, estilo livre, dança de rua e populares.

A premiação acontecerá no domingo, dia 10, e será em dinheiro para o melhor bailarino, bailarina, para a bailarina revelação, coreógrafo destaque e melhor grupo. E os bailarinos destaques adultos concorrerão a uma viagem seletiva Prix de Lausanne em Córdoba, na Argentina e a bolsa de estudos para Miami Ballet e Hartt School. Os organizadores destinaram recursos no valor de R$ 49 mil para as premiações.

O festival contará com a participação de bailarinos e coreógrafos dos Estados Unidos, da Itália e da Polônia, além dos 1.200 bailarinos representantes de diversos estados brasileiros.

Balé Popular do Tocantins

O Balé Popular do Tocantins apresentou no início de junho, o espetáculo Máscaras contando diversas histórias por meio dos movimentos. O espetáculo foi um sucesso de público com apresentações na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e no Teatro Sesc Palmas.

O grupo de dança é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação e o objetivo é promover aulas gratuitas de dança para os alunos e descobrir talentos nas escolas.