Palmas
28º
Araguaína
31º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
NOVO DECRETO

Após enquete online prefeitura libera praias mas limita acesso de turistas

25 julho 2021 - 10h38Por Redação

A prefeitura de Pedro Afonso no Tocantins, publicou na sexta-feira (23), um decreto liberando o acesso às praias da região. Segundo o município, a medida foi tomada depois do resultado de uma enquete online onde a maioria dos moradores opinou a favor da liberação de acesso aos rios. O município fica no encontro do rio Sono com o rio Tocantins e concentra algumas das praias mais populares do Estado.

O acesso aos rios dentro dos limites do município estavam interditados desde maio para evitar aglomerações, mas no novo decreto, a prefeitura libera destacando que não se trata de uma temporada de praias, a qual permanece cancelada. 

A prefeitura ressalta que, o município estará atuando através de barreiras sanitárias e fiscalização, para manter o controle do fluxo de pessoas e veículos na região, acrescentando que fica proibida a permanência de veículos nas rampas de acesso aos rios, em especial ao rio Tocantins, sendo permitidas apenas as descidas de veículos para embarque e desembarque de lanchas, barcos, canoas e outras embarcações, cuja lotação máxima deve ser de 50% da capacidade.

O município também proibiu a montagem de acampamentos, tendas e armações, seja para comercializar produtos, seja para intuitos particulares. É permitido apenas uso de guarda-sóis e outras estruturas, com tamanho família, para evitar aglomerações.

A prefeitura ressalta ainda que além da enquete feita com moradores, a queda no número de infectados com a Covid foi observada para autorizar a liberação dos acessos aos rios.

Desde o início da pandemia, Pedro Afonso registrou 2.095 infectados e 28 mortes pela doença.