Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
POLÊMICA!

Artista denuncia censura em show em Palmas; Paulo Vieira cobra explicações da prefeitura

04 novembro 2019 - 09h27

O humorista Bruno Barros Barbosa, o Bruno BBB, reconhecido artista tocantinense, denunciou ter sido vítima de censura durante apresentação neste fim de semana em Palmas. O fato teria ocorrido no show de comédia Hitalon Bastos, no teatro Fernanda Montenegro, nesse sábado. “Hitalon foi a vítima dessa atrocidade, assim como todos que estão sequer se dando conta de que isso tá acontecendo de maneira sorrateira!”, declarou Bruno.

Essa e outras postagens de Bruno causaram reações, inclusive do artista contratado da Rede Globo, Paulo Vieira, também tocantinense. Ao se referir ao fato, Vieira declarou que “isso é muito sério!” e cobrou esclarecimentos da Prefeitura de Palmas e da própria prefeita Cinthia Ribeiro. “Os políticos acham que Tocantins é bagunça!”.

A censura

No seu perfil no Twitter (@oBrunoBBB), Bruno denunciou: “Faço Stand Up Comedy há 10 anos, amo o que faço! Já fiz shows em lugares que nunca imaginei, consegui fazer rir quem dizia que não gosta de comédia. Passei por muita coisa inusitada, mas ontem pela primeira fui CENSURADO. Ao fazer participação no show do Hitalon, fui alertado...”.

Ele completou: “... "Bruno, não pode fazer piada com política." Primeiro nem entendi, depois subiu uma indicação e ódio! Ontem tive minha alegria tirada. Fui CENSURADO, não pude fazer piadas com o atual cenário que se passa no Brasil. Inúmeras vezes, em inúmeros palcos, fiz piadas com políticos.”

Ele lamentou o fato, mas afirmou que não vai “baixar a cabeça”. “Em todas as esferas, de representante de bairro a presidente, seja Lula, Marcelo Miranda, Siqueira Campos, Dilma, Temer, Sandoval, Amastha... Subi no palco do principal Teatro do Estado, fiz rir mas não estava feliz! Mas não vou baixar a cabeça e agora que vou fazer barulho!”, declarou.

Proibição de Show

Esta não é a primeira polêmica sobre proibição ou censura de shows de humoristas envolvendo a Prefeitura e a própria prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Em julho, a gestão municipal impediu a realização do de ‘Bullying Arte’, de Léo Lins, Teatro Fernanda Montenegro. O motivo teria sido o fato de a prefeita ter sido citada em vídeo do artista, que fez piada com a prefeita. O fato repercutiu nacionalmente e, com ingressos esgotados, Léo Lins foi obrigado a fazer o show em um clube da cidade.

O Outro Lado

Em nota encaminhada ao Portal O Norte, a Fundação Cultural de Palmas informou que o o show de stand up comedy de sábado, 02, foi uma tratativa de cessão do Theatro Fernanda Montenegro para o humorista Hitalon Bastos e garantiu que não houve nenhuma orientação quanto ao conteúdo do seu espetáculo, bem como com a livre formatação do mesmo s "tampouco corrobora ou pratica censura, haja vista a diversidade de conteúdos apresentados em seus espaços", pontuou.