Palmas
28º
Araguaína
30º
Gurupi
30º
Porto Nacional
32º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
LITERATURA INFANTIL

Autor araguainense lança livro que narra desafios e aventuras da chegada de um novo filho

04 março 2024 - 20h13

Como é para o irmão mais velho receber a notícia de que vai ganhar um irmãozinho? Esse é o tema do livro mais recente do escritor Francisco Neto Pereira Pinto.

O novo livro do escritor araguainense, Francisco Neto Pereira Pinto, já tem data marcada para lançamento. Com o título "Você vai ganhar um irmãozinho", a narrativa aborda as emoções envolvidas para o irmão mais velho em ganhar um novo irmãozinho. O livro foi publicado pela editora Mercado de Letras e terá dois lançamentos neste mês. A live de lançamento será no dia 12 de março de 2024, com início às 20h30 pelo canal do instagram do próprio autor. O lançamento presencial será no dia 22 de março, às 9h, no auditório da reitoria da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Para a Dra Dorothee Rudiguer, Psicanalista em São Paulo, SP, “ganhar uma irmã, um irmão é algo difícil de lidar. Não há palavras suficientes para dar conta dos sentimentos”. Ela ainda acrescenta: “a presença do irmão, seja na barriga da mãe, seja já nascido, provoca sentimentos paradoxais, difíceis de reconciliar. Há, por exemplo, a perspectiva de que esse novo ser humano cresça e possa se tornar um parceiro para as brincadeiras, às vezes um confidente, um companheiro na resistência contra a educação dos pais ... Com os irmãos aprendemos em casa a difícil tarefa do amor, como diz Sigmund Freud”.

Na narrativa, o pequeno Teo, que tem entre dois e três anos, recebe uma notícia emocionante de seus pais: ele vai ganhar um irmãozinho! A mãe está grávida, e a família está prestes a crescer. Teo fica alegre com a novidade, mas também sente ciúmes. Como será dividir a atenção dos pais com o novo bebê?

No desfecho da história, a avó de Teo conta uma história engraçada sobre quando o gato Dom recebe a mesma notícia de sua mãe Calíope e também teve ciúmes do irmãozinho que ainda iria chegar. Ela mostra ao pequeno Teo que o amor da família é grande o suficiente para todos e que ter um irmãozinho pode ser uma aventura incrível, embora cheia de sentimentos conflituosos.

Segundo o autor, a obra é perfeita para os pequenos leitores entre 2 e 6 anos, que vão se identificar com os sentimentos do protagonista e aprender sobre amor, família, aceitação e entender melhor suas próprias emoções. O livro também é perfeito para os pais e outros cuidadores, que desejam ajudar os pequenos a passar por essa jornada da vida de maneira saudável e felizes.

"Esse livro preenche uma lacuna que existia do ponto de vista da literatura infantil e é recomendado para todas as pessoas que cuidam de crianças, não somente para os pais", garante Francisco Neto.

O livro foi ilustrado por Fabiana Correia e patrocinado pelos médicos Dra Amanda Gonçalves, Juliana Plácido e Victor Rocha Mourão.

Você vai ganhar um irmãozinho já está disponível na Amazon e em outras grandes livrarias online, como Submarino, Magazine Luiza e Americanas.

Sobre o autor

Francisco Neto Pereira Pinto tem 41 anos e é esposo da Ana Paula e pai de quatro filhos: dois humanos, o Théo e o Ravi, e dois quatro patas: o Dom - já falecido e a Calíope. Psicanalista, professor universitário - graduação, doutorado e escritor. Doutor em Letras. É autor de vários livros, dentre eles cinco literários. Hoje seu maior sonho é poder equilibrar melhor como gasta seu tempo entre trabalho e família - desejando participar mais ativamente da criação dos filhos, ajudando-os a se tornarem pessoas boas consigo mesmas e com os outros.