Palmas
28º
Araguaína
26º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
MÚSICA

Cantora Raia leva show à abertura do Arraial de Imperatriz

01 julho 2022 - 16h00

A artista RAIA está de volta ao município de Imperatriz (MA) para realizar show no próximo domingo, 3, na abertura do Arraial de Imperatriz. Ela que é cantora, dançarina e compositora, apresentará o show Deixa Raiar com  composições autorais e alguns clássicos do forró, xote, nova mpb e beats.

Esta é a segunda vez que a artista – que é radicada no Tocantins – se apresenta na cidade de Imperatriz. O primeiro show foi na Semifinal do Festival de Música de Imperatriz, durante o 16°Salimp(2018)  onde apresentou a sua música autoral “Regras do Jogo”. 

Um desses trabalhos autorais que RAIA apresentará no Arraial em Imperatriz é a canção e o clipe “Vem”, que já alcançou mais de 100 mil visualizações, em diferentes plataformas digitais, e em menos de um mês de lançamento. O mesmo show será apresentado em Palmas, no dia 10 de julho, com a realização do Festival Deixa Raiar, que trará o show de RAIA e atrações artísticas locais.

O clipe e os shows no Tocantins e Maranhão integram projeto patrocinado pelo Banco da Amazônia, via edital de Lei de Incentivo Federal à Cultura do Banco da Amazônia 2021.

Música

De autoria de RAIA, "Vem" é a quarta música do disco Deixa Raiar, lançado em 2021 pela Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins. A música está disponível na plataforma digital “Forró Stream” - com cerca de dez mil visualizações -. "Vem" é parte do projeto "DEIXA RAIAR", primeiro álbum da artista, que conta com 11 músicas, fruto de uma produção independente que começou ainda em 2018, que está disponível também no Spotify.

Clipe

O clipe VEM, que aborda a história da lenda amazônica da Iara, uma sereia diferente, que se apaixona pelo ritmo do forró e sonha passar uma noite dançando até o amanhecer. As gravações aconteceram no Jalapão, no Tocantins, em atrativos como os fervedouros Bela Vista e Alecrim, com a parceria da comunidade quilombola do Prata, e apoio da prefeitura de São Félix do Tocantins. “Em 2019 morei em São Félix do Tocantins e compus a canção Vem. A população da cidade sempre me estimulava a gravar  um clipe na região.Voltar como a sereia do Jalapão foi uma delícia. O clipe Vem é a cara do Brasil, une o forró, o folclore, as lendas da Amazônia e a exuberância da nossa natureza e foi ainda mais incrível poder levar o forró, que é um ritmo tão brasileiro a essa nossa riqueza natural”, ressaltou.

Perfil

RAIA trabalha como médica de Saúde da Família e segue, paralelamente, a carreira artística como escritora, dançarina, cantora e compositora. Em abril deste ano, lançou o primeiro livro: "Um Amor para Quando o Mundo Acabar" uma autoficção que traz um olhar poético para a sua vivência como médica na pandemia, e conta de seu cotidiano de atendimentos.

Ela é Gabriela Barboza Pereira, que nasceu em Santa Terezinha, região da Ilha do Bananal, no Estado de Mato Grosso. Sua ascendência materna é indígena (Iny- Karajá). Sua mãe é costureira e técnica de enfermagem e engravidou muito nova, na época deixou a filha sobre os cuidados do pai, com o qual teria mais oportunidades.

Como médica, escolheu o Sistema Único de Saúde (SUS) para trabalhar por ser uma usuária ativa do sistema. Aos 25 anos de idade, desistiu da residência médica na UFRJ para lutar pelos sonhos enquanto artista. Neste ano em que passou no Rio de Janeiro (RJ), fez cursos de improvisação em teatro no Tablado, voltou a compor e cantar suas canções, produziu clipes e trabalhos autorais, até retornar ao Tocantins. Há quatro anos está de volta ao estado, onde divide as atividades profissionais como médica e artista.