Palmas
33º
Araguaína
29º
Gurupi
27º
Porto Nacional
33º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
EM SÃO PAULO

Chef Ruth Almeida divulga comida caseira e colaborativa no Degustar 2022

29 junho 2022 - 08h41

A chef de cozinha Ruth Almeida está em São Paulo (SP) nesta semana para participar da 20ª edição Degustar 2022, uma vitrine para profissionais de eventos que apresenta tendências de mercado de gastronomia e decoração. A consultora em gastronomia, pesquisadora da culinária afroindígena e empresária do Raízes Gastronômicas participa da programação a convite do chef Vinícius Rojo, da startup Mama Filó, um veterano nesses encontros e que, neste ano, traz a sua startup de comida caseira e colaborativa, a Mama Filó.

Na segunda-feira, 27, Ruth Almeida participou do estande da Mama Filó oferecendo degustação de produtos como caldo de chambari e croutons de pão de açaí. Já Vinícius Rojo ofereceu degustações de saladinha de folhas com castanhas caramelizadas, flores comestíveis e molho da Mama; o Capeletti de mussarela da Vó Mafalda. As degustações foram servidas em bowls de folha de bananeira e talheres de bambu.

Além da participação no evento paulista, a parceria dentre o Raízes Gastronômicas e a Mamá Filó conta ainda com um importante trabalho na comunidade Barra de Aroeira, no Jalapão (TO), onde o chef Vinicius Rojo e Ruth Almeida desenvolverão projeto de ação social com cozinha comunitária na comunidade. Nos planos está a criação de um empório na região para a comercialização de produtos que serão representados em São Paulo.

A Mama Filó, também incluiu uma receita da chef Ruth Almeida em sua linha de produtos que terá parte da venda revertida para o desenvolvimento da comunidade da Barra da Aroeira. Além disso, já fez a doação de um fogão industrial, panelas e um botijão de gás para a comunidade.

Mama Filó

A proposta da Mama Filó, segundo Vinícius Rojo, é de valorizar o produtor de alimentos orgânicos e de processos sustentáveis, a sazonalidade dos alimentos e receitas afetivas e verdadeiras. “Mama Filó é aquela comida de mãe, de avó, homenageando todas as gerações de mulheres que eternizam seus sabores em cadernos de receitas de família. A prova de que os pratos proporcionados e embalados também podem por na mesa um sabor caseiro, de conforto e muito especial em todas as refeições”, explica Rojo.

Sobre o Evento Degustar

A edição deste ano do Evento Degustar reuniu na Casa Bossa – Shopping Cidade Jardim, no Morumbi, em São Paulo (SP), dezenas de profissionais renomados do mercado de eventos entre chefs, banqueteiros, buffets e decoradores. Especialistas que, ao lado de Márcia Costa e dos representantes das instituições, também são os anfitriões desse encontro que arrecada recursos para as ongs AFESU, Make-A-Wish e Viva e Deixe Viver.

Ruth Almeida

Embaixadora da Gastronomia do Tocantins (Prêmio Dolmã 2017) e do Brasil (Prêmio Dolmã 2021), Ruth Almeida já foi quebradeira de coco, doméstica, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”. A empresária hoje ministra palestras, oficinas, cursos, além de realizar eventos, sempre nas áreas de gastronomia, empreendorismo e empoderamento feminino.