Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
26º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
EM ARAGUAÍNA

Com música e danças, escola de artes apresenta amostra cultural

14 dezembro 2023 - 11h15

Com um vestido branco de linho e estampado com o coco babaçu, a pequena Izabela Marquezine, de nove anos, foi uma das alunas da Reciclarte - Escola de Artes Raimundo Paulino de Araguaína a se apresentar na amostra cultural realizada na noite do último dia 12, encerrando o ano de atividades da escola.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram
 
“Eu amei esse vestido, ele é muito bonito e gostei muito de me apresentar vestindo ele”, disse Izabela, que cantou durante o evento.
 
O tema  “Savana: tendências do Cerrado nas notas que ecoam e nas cores que florescem” trouxe nas apresentações o encanto da natureza e a importância de resgatar tudo aquilo que pode ser reutilizável ou transformado. Responsável pelo projeto e diretora artística da Reciclarte, Valéria Elias ressaltou a importância de valorizar o talento de cada pessoa envolvida na sustentabilidade.
 
“É um dos momentos mais importantes para a nossa escola, pois é quando podemos mostrar para a sociedade tudo aquilo que é desenvolvido na Reciclarte. O nosso objetivo, além da sustentabilidade, é promover a autonomia dos envolvidos e, com isso, valorizá-los. Afinal, cada ser humano é único e valorizar o que cada um tem de melhor também é nosso objetivo”, explicou Valéria.
 
Música e criatividade
 
Também durante o evento realizado em parceria com o Instituto Alados e o Sicredi, o público presente pode prestigiar um concerto de músicas autorais da banda Articum, da Reciclarte, formada por 45 integrantes. De acordo com o instrutor, Rodrigo Vieira, a banda se destaca pelas composições próprias e envolve crianças, adolescentes e adultos.
 
“Trabalhamos muito a questão da criatividade dos alunos, tanto que, nesta noite, apresentamos para a plateia oito composições. É um momento muito especial para todos os integrantes que podem expressar seus talentos por meio da música”, ressaltou o instrutor. As roupas usadas pelos integrantes da banda também foram confeccionadas pela Reciclarte.
 
Composições
 
Entre as composições, está a música “Deus faz, Deus cuida”, criada pela aluna e cantora Alice Soares, de 11 anos. Ela conta que as aulas de canto, feitas na escola de artes, contribuíram para que ela desenvolvesse os versos.
 
“Primeiro eu pensei em uma história que fosse falar sobre tudo de bom que temos à nossa volta, aí depois eu fui montando os versos até finalizar com essa música linda que fala do cuidado de Deus sobre nós”, contou Alice.
 
Destaque no Tocantins
 
O prefeito Wagner Rodrigues, presente no evento, reforçou ao público que a escola Reciclarte é uma referência para o Tocantins por trabalhar com tamanha magnitude e que, muito em breve, o projeto será usado como referência no país.
 
“A escola é destaque porque tem produção própria, faz peças lindas e únicas utilizando ideias criativas de materiais colhidos na natureza. Todo esse trabalho que vimos aqui, nesta noite, destaca o potencial e a importância que a Reciclarte tem na vida desses alunos e para nossa cidade” pontuou Wagner.
 
Projeto que une as famílias
 
Júnior Batista dos Anjos foi conferir de perto a apresentação da filha Júlia Anjos Mendonça, de 11 anos, que integra a banda Articum. Júlia canta e toca violão, e todo aprendizado foi adquirido durante as aulas na Reciclarte.
 
“Estamos muito felizes em poder estar aqui incentivando a nossa filha e assistindo essa linda apresentação. A Júlia gosta muito de cantar e tocar violão e,, aqui na Reciclarte encontramos essa oportunidade. Como pai, posso dizer que é transformador tudo que eles aprendem aqui”, contou.
 
Sobre a Reciclarte
 
A Reciclarte é a única escola pública de artes do Tocantins e, desde 2017, quando foi inaugurada, já capacitou mais de duas mil pessoas. Ao todo, são oferecidos 17 cursos, entre eles a musicalização infantil, violão, clarinete, teclado, pintura artística, técnica vocal, balé, entre outros.
 
O espaço conta com salas para o desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas, oferecendo instrumentos, equipamentos e materiais didáticos. O prédio conta ainda com um galpão, oficina de produção, banheiros, área de lazer, jardim e cozinha.
 
Para mais informações sobre os cursos e inscrições, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (63) 3413-1295, em horário comercial. A Reciclarte fica localizada na Rua Sabiá, quadra 45, lote 02, no Setor Maracanã, ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro.