Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
TRADIÇÃO

Jalapão recebe nova edição da “Festa da Rapadura” neste final de semana

04 julho 2022 - 14h37Por Ascom

Com casa cheia, comidas típicas e barracas que representam a identidade cultural da comunidade, o quilombo do Prata recebeu, neste final de semana, a 8º Festa da Rapadura. A iniciativa, que tem o apoio do Sebrae e da Energisa, por meio do projeto Energia Para Crescer, é realizada pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais em São Félix do Tocantins, ocorreu até este domingo, 3.

A festividade busca promover a valorização das tradições e culturas das comunidades do Jalapão, além de estimular o empreendedorismo local. O gerente de Competitividade do Sebrae, Wolney Nóbrega, destacou a importância do projeto Energia Para Crescer na vida dos quilombolas, como uma ação de fomento ao turismo. “Além disso, nossa ideia é mostrar o que há de melhor no Jalapão, que são as pessoas”.

Para a realização da festa, o Sebrae e Energisa contribuíram com a estrutura do evento, além de capacitar os empreendedores do ramo alimentício e de hospedagem. “O objetivo do projeto é transformar a vida das comunidades, proporcionando conhecimento e trazendo novas possibilidades para geração de renda”, comenta Leandro Fernandes, Gerente de Gestão e Projetos da Energisa Tocantins.

A artesã Neli Pereira Rocha, 63 anos, que nasceu na comunidade do Prata e sempre morou no lugar, relata que reviver a festa que gera renda no quilombo é um sonho para o povoado. “Aqui na minha barraquinha estou vendendo rapadura da cana de açúcar, de buriti e misturada, a chamada tijolo. Além do mais, temos o óleo de buriti, o açafrão e o café natural, colhido no próprio quintal. Tudo produzido por mim e meu marido”, diz.

Conforme a presidente da Associação Comunitária Quilombola dos Extrativistas Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata, Luzia Passos, a comunidade estava com expectativa alta para a festa, porque foram dois anos sem o evento no quilombo. “Nunca tivemos um evento tão grande e nossa esperança é vender bastante até o último dia, porque nossa renda ficou prejudicada com a pandemia”.

O prefeito de São Félix, Carlão, comentou que a Festa da Rapadura surgiu após idealização de Eudoro Pedroza, uma importante personalidade no desenvolvimento do quilombo. Na ocasião, o Sebrae e a Energisa entregaram um placa em homenagem à memória do idealizador. “A Festa da Rapadura vai gerar renda para a comunidade, graças ao empenho do Eudoro e, depois de dois anos parados, ela veio em um formato diferente através do apoio do Sebrae e da Energisa”, reforçou o prefeito.

A festa, que também representa um momento de união entre os moradores do Prata e os turistas, chamou a atenção de quem visitava o parque neste final de semana. Como é o caso da empresária Larissa Galhardo, 30 anos. Ela conta que é a primeira vez que visita o Jalapão e está sendo uma experiência única. “Eu achei uma iniciativa legal, porque dá aos turistas a oportunidade de conhecerem mais as comunidades, seja na culinária ou cultura”, comenta a turista.

Energia Para Crescer

Iniciado em 2021 e com previsão de término para 2023, o projeto Energia Para Crescer é uma parceria do Sebrae Tocantins junto a Energisa Tocantins, com objetivo de apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas. Isso ocorre com o estímulo ao empreendedorismo por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.

O Projeto é executado em três comunidades quilombolas do Jalapão, Povoado do  Prata (São Félix-TO), Mumbuca (Mateiros-TO) e Rio Novo (Mateiros-TO).

São parceiros do evento: Sebrae Tocantins, Energisa, Governo do Tocantins e Prefeitura Municipal de São Félix.