Palmas
31º
Araguaína
27º
Gurupi
29º
Porto Nacional
28º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
ARTE E CULTURA

Lenda sobre o capim dourado é tema de espetáculo online do grupo Artpalco

17 agosto 2021 - 07h57

O Grupo de Teatro de Artpalco de Araguaína, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realiza até sexta-feira, 20, o espetáculo A Incrível Lenda do Capim Dourado. As apresentações são em formato virtual, com duas sessões por dia, no canal do Youtube do Grupo Artpalco. As transmissões ocorrerão das 9 às 14 horas.

O espetáculo é uma realização do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) e tem como público-alvo alunos das escolas estaduais de Araguaína, do 6° ao 9° ano, porém, estará disponível a todos gratuitamente.

De acordo com o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro, o projeto utiliza a ferramenta de contação de história, que tem como objetivo principal despertar na criança o gosto pela leitura. “A contação de história tornou-se uma importante aliada na divulgação da literatura e tem se mostrado eficaz na sua divulgação e produzido na criança o interesse em buscar livros e, a partir daí, criar e contar suas próprias histórias”.

O espetáculo une música, dança e teatro para contar uma lenda sobre a criação do capim dourado. “É quase certo que muitas histórias foram contadas quanto à origem do capim dourado, também conhecido como o ouro do Jalapão. E aqui estamos propondo contar mais uma história, dessa vez com o olhar poético da literatura através do conto”, afirma o diretor.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto do grupo Artpalco exalta a importância do capim dourado para identidade cultural do Tocantins. “O espetáculo A Incrível Lenda do Capim Dourado permite levar para nossos jovens conhecimentos e valorização da arte e cultura por meio da produção do artesanato com capim dourado, encontrado no Tocantins, e que é símbolo da nossa identidade cultural”, salienta.

Projeto

O projeto é patrocinado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Teatro, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, via Fundo Nacional da Cultura.

Isca

Criado em 2014, o Instituto Social Cultural Araguaia (Isca) é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Araguaína. Possui atividades de caráter ambiental, educacional, cultural, recreativo, desportivo, social e promoção da cidadania.

Espetáculo une música, dança e teatro para contar uma lenda sobre a criação do capim dourado - Divulgação