Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
FESTIVAL DE LAZER

Parque Cimba será palco de campeonato de queimada, pula-elástico e pula-corda

19 novembro 2019 - 17h50

O Eco Parque Cimba Benedito Vicente Ferreira recebe no domingo, 24, a partir das 14 horas, o 1º Festival de Lazer de Araguaína, com campeonatos de queimada, pula-elástico e pula-corda. O evento promovido pela Prefeitura é gratuito e aberto para todas as idades. Para participar basta se inscrever até minutos antes do início das competições, com um time já formado ou formando um com outras pessoas interessadas, no local.

O evento faz parte das comemorações dos 61 anos da cidade e está incluso no Projeto “O Mundo Lúdico do Parque Cimba”. Iniciado em setembro, o projeto já contou com o 1º Festival de Pipa e o 1º Festival de Pião, e continuará até junho de 2020. 

Regras para a queimada

Dois times compostos por seis jogadores iniciarão a partida após o par ou ímpar para definir quem terá primeiro a bola. O jogo começa quando um lançador atirar a bola em direção a um dos jogadores do time adversário. Se esse for atingido, ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. 

O jogo termina quando todos os jogadores de um time forem eliminados. Nas jogadas quando a bola sair da área delimitada, quaisquer jogadores dos times poderão pegar a bola e seguir o jogo. Dois árbitros serão designados pela organização do evento para garantir as regras do jogo.

Normas do pula-elástico

A equipe será composta por três integrantes que se revezarão, no centro, a cada uma das três etapas da competição: elástico no tornozelo, elástico no joelho e elástico na cintura.  As equipes terão dois minutos para desenvolver os movimentos em cada etapa.

Modelo para o pula-corda 

As equipes serão compostas por quatro integrantes, onde duas pessoas movimentarão a corda e as outras duas farão os movimentos de pulo. Durante a apresentação que terá o tempo máximo de três minutos, em algum momento será obrigatório que os dois integrantes estejam pulando juntos e ao final do tempo deverão cantar e seguir as orientações da música

“Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão. Senhoras e senhores, pulem de um pé só. Senhoras e senhores, dêm uma rodadinha e vá pro olho da rua”.

Categorias e avaliação

Um juiz escolhido pela coordenação do evento validará os movimentos e atribuirá notas para cada etapa do pula corda e pula elástico, levando em consideração a quantidade e dificuldade dos movimentos.

Ambas as competições serão em duas categorias, infantil (8 a 12 anos) e juvenil (13 a 17 anos). Já para o campeonato de queimada, poderão se inscrever homens e mulheres a partir de 14 anos, formando equipes mistas ou não.

Os menores de idade deverão estar acompanhados por pais ou responsáveis. As três melhores equipes de todas as competições receberão medalhas individuais e um troféu por pódio.

Programação Araguaína 61 anos

Dia 24 (domingo)
14h – 1º Festival de Lazer (Eco Parque Cimba).

Dia 25 (segunda-feira)
9h – Inauguração da Escola do Povoado Pilões (zona rural).

Dia 29 (sexta-feira)
8h - 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul (Via Lago).

Dia 30 (sábado)
8h - 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul (Via Lago).

Dia 1º (domingo)
7h – Campeonato Interestadual de Damas (Ginásio do Bairro São João);
8h - 1° Desafio Brasileiro de Canoagem de Velocidade do Lago Azul (Via Lago).

Dia 2 (segunda-feira)
9h – Inauguração da Escola-Creche do Setor Pontes.

Dia 7 (sábado)
9h – Inaugurações da Praça e Residencial Parque Primavera Norte.

Dia 8 (domingo)
8h - Campeonato Municipal de Kart de Rua (Via Lago).