Palmas
28º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
29º
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
REGIÃO TURÍSTICA

Projeto "Feira da Serra" está com inscrições abertas para artistas e artesãos

09 agosto 2021 - 12h38

Com objetivo de promover o turismo por meio da difusão cultural, estão abertas as inscrições para o projeto Feira da Serra – Feira de Arte e Cultura Regional das Serras Gerais. Os artesãos e artistas dos municípios que compõem a região turística das Serras Gerais podem se inscrever até o dia 31 de agosto, por meio do link https://chl.li/ALD5D. A abertura da Feira está prevista para ocorrer no dia 8 de outubro, no Rio Azuis, atrativo natural localizado no município de Aurora do Tocantins.

O projeto, de autoria da artista plástica Sandra Reniê, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

A Feira da Serra reunirá, em um único lugar, a produção artesanal existente nos 10 municípios das Serras Gerais, assim como organizará um calendário de apresentações culturais dos artistas e das comunidades envolvidas.

O projeto Feira da Serra foi planejado para ocorrer de forma mensal no Rio Azuis e conta com o apoio da Prefeitura de Lavandeira que concedeu um espaço fixo, o que favoreceu a ampliação do projeto que será instalado de forma permanente no município de Lavandeira. 

 As obras de revitalização do espaço de implantação da Feira já iniciaram. A concepção da arte foi desenhada pelos artistas plásticos Sandra Reniê e Aluísio Peregrino e vem sendo construída de forma sustentável com utilização de elementos da região e conta com auxílio da comunidade e da gestão pública.

“Atualmente existe uma conscientização maior quanto a ação conjunta da comunidade e da gestão pública nas ações de difusão cultural, social e preservação do meio ambiente, somente com união conseguiremos promover o desenvolvimento turístico sustentável, onde todos são beneficiados”, ressalta a artista plástica e autora do projeto, Sandra Reniê, enfatizando que a pandemia trouxe um novo olhar para os profissionais da cultura, que por sua vez foram fortemente atingidos, “por meio do Edital da Adetuc da Lei Aldir Blanc, vimos a oportunidade de unir nossas forças e garantir tanto a continuidade quanto o fortalecimento da cultura, temos uma identidade e devemos preservar sua existência”, conclui.

Segundo o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o projeto Feira da Serra – Feira de Arte e Cultura Regional das Serras Gerais, contribui para fomentar toda a cadeia artística, sendo mais um atrativo para o  turismo. “A feira vem fomentar a economia criativa por meio da geração de renda para os artesãos e artistas residentes nos municípios que compõem a região das Serras Gerais, além de fortalecer o turismo da região”, pontua Mariano, enfatizando que o governador Mauro Carlesse, apoia projetos que valorizam e promovem o desenvolvimento da cultura e turismo do Tocantins.

Podem se inscrever tanto artesãos quanto artistas (poetas, músicos, dançarinos, grupos de teatro, escritores, dentre outros), sendo maiores de 18 anos e que atuem com artesanato ou atividades culturais.