Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
SAÚDE BUCAL

Dentista dá 7 dicas de como evitar sensibilidade nos dentes

05 março 2024 - 09h45

Já aconteceu de você estar comendo ou bebendo algo e, de repente, sentir uma dor nos dentes? E isso acontece quando você está consumindo algo quente ou gelado, doce ou ácido? Pois é, a sensibilidade dentária ocorre de uma hora para outra e pode ser bem desconfortável.

Portanto, é importante que você saiba como evitar tal problema, para isso é essencial conhecer suas causas. Para falar sobre esse assunto, convidados a cirurgiã-dentista, Jainny Santos, sócia da Novo Milênio Odonto em Araguaína que revelou sete dicas de como evitar esse problema.

O que é sensibilidade nos dentes?

sensibilidade nos dentes acontece quando os nervos dentários estão expostos. Os dentes possuem duas partes, são elas a coroa e os nervos e veias. Na coroa temos o esmalte, a dentina e a polpa, que é a parte mais sensível por conta das terminações nervosas. Já na parte de nervos e veias temos a raiz e o canal.

"A sensibilidade acontece quando a segunda camada da coroa está exposta, a dentina. Por exemplo, quando uma cárie atinge essa região, ela pode chegar facilmente à polpa, o que causará dor por conta dos vasos sanguíneos e nervos existentes nela. Mas por que isso ocorre? A seguir, tratamos mais sobre isso", explica a profissional. 

Por que a sensibilidade nos dentes acontece?

Jainny esclarece que há dois motivos para a exposição desses nervos: "O primeiro surge quando o esmalte do dente sofre erosão, já o segundo motivo é por conta da retração gengival, conforme comentamos, a seguir".

Erosão dentária

A erosão dos dentes ocorre quando há perda de tecido dental duro (dentina) por conta da presença de ácidos. Dessa forma, a parte mais interna dos dentes, a polpa, fica exposta, gerando sensibilidade por conta das reações nervosas serem mais fortes nessa área.

"Essa erosão pode acontecer devido a hábitos alimentares e higiene bucal, problemas gastrointestinais, uso de medicamentos, entre outros", afirmma Jainny. 

Retração gengival

Já a retração da gengiva acontece quando essa área sofre alguma lesão, gerando perda de volume do tecido gengival, ocasionando sua diminuição. "Desse modo, a gengiva não cobre mais os dentes da maneira correta, deixando as partes mais sensíveis expostas e, consequentemente, causando dor", esclarece.

Como evitar a sensibilidade nos dentes?

Agora que você conhece o que é a sensibilidade dentária e como ela ocorre, está na hora de saber o que fazer para evitar que esse incômodo aconteça. Acompanhe as 7 dicas que a dentista Jainny Santos separou para você conferir: 

1. Evitar alimentos e bebidas ácidas

Neste post, falamos muito sobre o consumo de alimentos e bebidas ácidas. Jainny ressalta este ponto porque a ingestão desses alimentos atua diretamente no pH bucal, segundo a dentista, isso gera consequências na saúde dos dentes, já que os ácidos acabam corroendo o esmalte dental, deixando a dentina exposta, o que provoca sensibilidade.

"Alguns exemplos de alimentos ácidos são o vinagre, refrigerante, café, frutas cítricas, energéticos, mostarda, isotônicos, molho de tomate, entre outros. Portanto, procure evitá-los a fim de cuidar da sua saúde bucal e prevenir a sensibilidade", afirma Jainny.

2. Esperar 30 minutos após a refeição para escovar os dentes 

Esse ponto é bastante interessante e pouco conhecido pelas pessoas. Afinal, na vida agitada que temos hoje em dia, tempo é ouro e muita gente se alimenta rápido por conta do horário de almoço corrido e vai, imediatamente, escovar os dentes.

No entanto, saiba que esse hábito não é bom para a sua saúde bucal. É necessário aguardar 30 minutos após as refeições para escovar os dentes, pois, nesse período, a boca produzirá saliva que neutralizará o pH que foi alterado pela ingestão de alimentos.

3. Usar creme dental para dentes sensíveis

O uso de creme dental para dentes sensíveis é um excelente aliado para a saúde bucal. Isso acontece porque, quando usado regularmente, o creme proporciona um tipo de blindagem na camada do esmalte do dente, aumentando a proteção da dentina e prevenindo a sensibilidade.

4. Usar escovas de cerdas macias

Muita gente pensa que o correto é usar escovas de cerdas duras pela impressão que elas penetram melhor nos espaços entre os dentes, no entanto, a escova correta a ser usada é a de cerdas macias. Quanto mais macia, melhor.

As cerdas macias proporcionam uma escovação menos agressiva e, portanto, protegem o esmalte gengival da abrasão que também pode gerar sensibilidade. Além disso, cerdas arredondadas são mais indicadas.

5. Evitar usar a força para escovar os dentes

Atenção para este ponto. Quanto mais força você usar na escovação, mais irá agredir seus dentes e gengiva. Como relatamos anteriormente, lesão gengival gera retração da mesma, o que provoca sensibilidade dentária.

Além disso, a pressão enquanto você escova os dentes prejudica o esmalte dentário, deixando a dentina exposta e causando a sensibilidade. A escovação correta é feita com os movimentos certos e não com o uso da força.

6. Realizar o clareamento dental com profissional qualificado

O clareamento dental quando realizado de maneira inapropriada pode gerar sensibilidade. Por isso, é de extrema importância que você realize esse procedimento com um profissional qualificado, assim, ele irá proteger a estrutura dental, evitando assim a sensibilidade.

7. Realizar limpeza odontológica

Na limpeza dentária, a chamada profilaxia dental, o profissional realizará a remoção do tártaro, da placa bacteriana e também avaliará se você precisa de mais algum procedimento, tais como, a realização de tratamento de canal e obturação, por exemplo.

Durante a limpeza, o dentista também aplicará flúor, que é um importante agente na restauração do esmalte dental. Portanto, a profilaxia é de extrema importância para evitar a sensibilidade.

Como aliviar a sensibilidade nos dentes?

Se você já está com sensibilidade nos dentes, é importante saber como aliviá-la, não é mesmo? Primeiramente, é essencial procurar um dentista, já que ele é o profissional qualificado para lidar com a saúde bucal.

O dentista informará qual o tratamento mais adequado para seu caso. Entre os procedimentos que o profissional pode realizar a fim de aliviar a sensibilidade temos a aplicação de dessensibilizantes profissionais, uso de laser terapêutico, além do flúor, por exemplo.

Com essas dicas que demos aqui no post, esperamos que você possa evitar esse incômodo que a sensibilidade causa. Lembre-se de procurar um dentista para avaliar seu caso e indicar o melhor tratamento para a sua saúde bucal.

Este conteúdo foi útil para você? Então compartilhe-o nas redes sociais e contribua para que mais pessoas saibam como evitar a sensibilidade nos dentes.

Aproveitamos para convidar você para conhecer a Novo Milênio Odonto em Araguaína e agendar uma consulta para acompanhar como está a sua saúde bucal. 

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.