Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
CLIQUE E SAIBA MAIS!

Não comece a praticar exercícios físicos antes de ler esse artigo

06 fevereiro 2024 - 09h18Por Da Redação

avaliação física é um procedimento fundamental para quem vai começar a praticar atividade física. Não importa qual o seu objetivo ao começar a se exercitar, pode ser estético, ter mais rendimento ou melhorar a saúde, o importante é não deixar a avaliação física para depois.

Para falar sobre esse assunto, convidamos a empresária e Personal Trainer, Jakeline Resplandes, proprietária da Na Melhor Academia em Araguaína, para esclarecer mais detalhes sobre a importância desse procedimento.  

"Primeiro, é preciso entender o que é a avaliação física. Bom, o objetivo é simples e claro: entender e identificar o nível de condicionamento físico do indivíduo, além de avaliar fatores de risco de possíveis doenças e analisar a presença de disfunções nos padrões considerados normais", explica a especialista destacando que é por meio dos dados coletados durante esse contato com o aluno que o professor vai prescrever os melhores exercícios, de acordo com as informações individuais apresentadas.

O que é a avaliação física e qual a sua importância?

A avaliação física é um procedimento realizado pelo profissional naquele aluno que vai fazer alguma atividade ou treinamento físico. "O objetivo dessa prática é avaliar as condições atuais de saúde do indivíduo e tentar perceber quais exercícios podem fazer parte da rotina dele", afirma Jakeline. 

A personal ressalta  que a avaliação ainda pode identificar as limitações físicas e biológicas do aluno, o que influenciará a execução de algum exercício, além de encontrar indícios de alguma doença.

"É por isso que a avaliação física é tão importante. Ela evita que o aluno sofra algum tipo de lesão em virtude da realização indevida de algum exercício e ajuda o profissional a prescrever o treino que melhor se adeque às necessidades e condições físicas do aluno", garante a profissional.

A avaliação física pode incluir:

• Anamnese: método baseado na investigação de doenças hereditárias, hábitos alimentares e do sono.

• Avaliação antropométrica: a avaliação mais comum nas academias de ginástica. É feita a coleta das medidas corporais do indivíduo antes da adesão ao treinamento e durante o processo, a fim de verificar a evolução do corpo com a prática da atividade.

• Avaliação postural: tem o objetivo de perceber possíveis alterações na postura do indivíduo e que podem interferir na prática correta do exercício e até na impossibilidade da execução de alguma atividade específica.

• Avaliação nutricional: também muito comum, investiga com mais profundidade os hábitos alimentares do aluno. Quando esse tipo de avaliação é realizada em conjunto com a análise de uma nutricionista, fica mais fácil a criação de um cardápio adequado às necessidades do indivíduo e o alcance dos objetivos.

Quais são os benefícios da avaliação física?

Jakeline afirma que além de ser fundamental para o profissional de educação física fazer a prescrição correta do treino, de acordo com as características individuais e ajudá-lo a identificar problemas de saúde, a avaliação física é necessária para acompanhar a evolução do aluno.

"Desta forma, é possível perceber se o treino está surtindo efeito, se é necessário fazer mudanças nos exercícios, se há algo na alimentação que esteja impactando no alcance de resultados e assim fazer os ajustes necessários", observa.

A profissional explica também que a avaliação física deve ser realizada de forma periódica, conforme determinado pelo profissional.

"A avaliação física é um procedimento rotineiro aplicado pelo profissional da área e deve ser realizado mesmo quando o aluno apresenta atestado médico viabilizando a prática esportiva. Isso porque o conjunto de testes deve refletir não só a saúde física do aluno, mas deve também auxiliar o profissional na melhor forma de exercitar o corpo para que os interesses do aluno sejam alcançados", pontua.

Gostou desse conteúdo? Que tal começar o "projeto fitness 2024"? Aproveitamos para convidar você a conhecer o espaço da Na Melhor, que oferece Musculação e Natação para adultos e crianças. 

Seja qual for seu objetivo, entre em contato, agende uma avaliação e escolha a atividade que mais tem a ver com você!

Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Consulta com Especialista do Portal O Norte.

Ligue (63) 99260-4770 ou fale conosco pelo WhatsApp (63) 99914-0014

Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou emvídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam,necessariamente, as posições do Portal O Norte.