Palmas
33º
Araguaína
28º
Gurupi
29º
Porto Nacional
33º
11 DE SETEMBRO

Ataque às torres gêmeas completa 20 anos neste sábado

11 setembro 2021 - 10h04Por Mega Curioso
Política norte-americana

Os atentados do dia 11 de setembro foi a primeira vez em que os Estados Unidos, uma potência militar, mostrou-se vulnerável em seu próprio território. Naquela época, o país era governado pelo presidente George W. Bush, eleito em 2000 após uma acirrada disputa contra o democrata Al Gore que incluiu uma polêmica contagem de votos na Flórida.

Em resposta aos ataques, o exército norte-americano invadiu o Afeganistão, em 2001, e o Iraque, em 2003, dois países acusados de apoiar o Al-Qaeda. O Talibã, que na época comandava o Afeganistão, era acusado de ajudar a esconder líderes da organização terrorista.

A principal figura procurada era Osama Bin Laden, líder do grupo e acusado de ser mentor dos acontecimentos de Nova York. Bin Laden só seria capturado pelo comando norte-americano em 2011, na região montanhosa perto de Islamabad, capital do Paquistão. A morte foi anunciada em rede nacional por Barack Obama, então presidente, e rendeu diversas comemorações pelas ruas dos EUA.

De acordo com um comunicado divulgado pela Al Qaeda em 2002, os ataques teriam sido frutos da relação americana com o mundo árabe, como por exemplo a presença de militares do país na Arábia Saudita e o apoio a Israel.