Palmas
25º
Araguaína
25º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Como conversar com crianças pequenas sobre sexual infantil

14 julho 2021 - 07h35Por Bebê/Abril
3. Não duvide da criança

E para criar este ambiente em que a criança se sente confortável em dizer o que está acontecendo ou solucionar alguma dúvida que a está incomodando, é preciso que ela se sinta validada ao falar.

"Não duvide dela. Acolha a criança quando ela relatar alguma coisa, tenha uma escuta atenta, aberta. Caso contrário, você corre o risco de fechar qualquer espaço de diálogo no futuro", reforça Roberta Rivellino, presidente da Childhood Brasil.

O mesmo cuidado é salientado por Fernanda. Caso os pais suspeitem que o filho possa ter sofrido uma situação de abuso, colocá-lo contra a parede pode piorar o caso. "Temos que ter muito cuidado quando começamos a invadir a intimidade dessa criança, porque se ela está sofrendo abuso de alguém que a está ameaçando, ela não vai querer contar", exemplifica a psicóloga.

Em casos como este ou que a criança sinalizou diretamente para os pais que algo aconteceu, a psicóloga frisa que adultos repitam para os filhos que, independente do que tenha ocorrido, eles são amados e que a culpa não é deles. Informe que a família procurará por ajuda profissional e os sentimentos de confusão e medo serão tratados com carinho.