Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
28º
Porto Nacional
27º
DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Como conversar com crianças pequenas sobre sexual infantil

14 julho 2021 - 07h35Por Bebê/Abril
4. "Não" é não!

Ainda na infância, é importante que a criança cresça com a consciência de que o seu "não" tem poder. Isso significa que, em um ato de respeito a ela, é imprescindível que os pais não a obriguem a trocar nenhum tipo de carinho com um adulto que ela não queira.

"Se a criança é obrigada a dar um abraço ou um beijo, ela vai entender que isso é normal. Inclusive se ela tiver contato com um abusador que fizer o mesmo", explica Fernanda.

Já quando acontece o contrário e ela é escutada quando diz "não", esse acaba sendo o primeiro passo para entender que não é preciso anular as próprias vontades pelo outro e aprende, aos poucos, a impor limites. "Sempre que alguém ultrapassar a linha de respeito da criança, ela tem que ser encorajada a dizer 'não'", completa a especialista.

Dar esta autonomia ao pequeno pode fazer com que os pais fiquem receosos do filho parecer chato aos olhos dos familiares e amigos próximos. Mas o conselho de Fernanda é que eles amparem as crianças diante de adultos que querem obrigá-las a fazerem algo, para que eles entendam que os menores também têm desejos próprios e são seres humanos em formação.