Palmas
24º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
FISCALIZAÇÃO

Adapec apreende 1,5 tonelada de pescado clandestino em posto fiscal

04 outubro 2021 - 16h15Por Secom

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do Tocantins, por meio da Divisão Especializada no Combate a Clandestinos (DECC), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu cerca de 1,5 tonelada de Pescada Branca (espécie de peixes de água salgada) imprópria para o consumo, na manhã desse sábado (2), no Posto Fiscal da PRF de Gurupi. Devido às irregularidades, a empresa de transporte e turismo foi multada no valor de R$ 4,5 mil e o pescado destruído no aterro sanitário do município.

Segundo o responsável pela DECC da Adapec, Ricardo Matarazzo, a PRF acionou a Agência após abordagem em um ônibus de turismo com origem de Belém-PA e destino a São Paulo-SP, onde foi verificada a existência de pescado sem a nota fiscal. “Constatamos no local que, além de estar sem o documento fiscal, o pescado havia sido manipulado em estabelecimento sem serviço de inspeção oficial, sendo assim, fere as legislações estadual e federal, bem como coloca em risco à saúde da população, já que é um alimento altamente perecível e nas condições encontradas não poderia ser consumido”, afirmou.

Vale lembrar que a Adapec tem priorizado o combate de produtos de origem animal ilegais. Além disso, disponibiliza um canal direto com a população pelo WhatsApp 0800 063 11 22 para receber denúncias e demais informações.