Palmas
29º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
MINERVA FOODS

Após denúncia, outro frigorífico de Araguaína confirma 55 casos de funcionários infectados por Covid

19 maio 2020 - 16h36Por Redação

Depois da reportagem publicada hoje no Portal O Norte sobre o frigorífico Boi Brasil, onde várias pessoas denunciaram casos de funcionários sintomáticos que estariam trabalhando normalmente, nossa reportagem recebeu a denúncia de que a mesma situação estaria ocorrendo no frigorífico Minerva Foods também na cidade, indicando que de ontem para hoje dezenas de funcionários testaram positivo para o novo Coronavírus. Nossa reportagem foi apurar o caso e a resposta você confere a seguir. 

A denúncia

Funcionários do frigorífico Minerva Foods estão apreensivos e assustados com o número de casos confirmados de Covid-19 somente na unidade de Araguaína de ontem para hoje. Segundo denúncia repassada ao site, depois de colegas de trabalho apresentarem sintomas clássicos do novo Coronavírus, o grupo empresarial adquiriu testes rápidos para aplicar em seus colaboradores e os resultados foram alarmantes. "Ontem no Minerva foi descoberto que tinha 20 pessoas infectadas depois que eles fizeram o teste rápido, hoje já foram 81 pessoas confirmadas, fora as que já tinham sido afastadas por estarem com sintomas da doença", disse a pessoa que denunciou destacando: "A preocupação é porque a gente tem idosos em casa e crianças. Acho que deveriam tomar uma séria atitude antes que mais gente se contamine", observou.

Ainda conforme a denúncia, os testes rápidos feitos nesta segunda e terça-feira, teriam sido realizados apenas em uma área da empresa que tem centenas de colaboradores. "Estes que deram positivo, só foram feitos na área quente, imaginem quando fizerem na área fria? Com certeza vai ter mais pessoas", disse o denunciante afirmando que os testes rápidos recentemente adquiridos pela empresa foram trazidos de Barretos (SP) e teve o aval da Prefeitura de Araguaína. 

O denunciante afirmou que os primeiros casos suspeitos afastados foram confirmados em uma unidade hospitalar da cidade. 

O Outro lado

Diante das denúncias, o Portal O Norte buscou mais informações através da assessoria de imprensa do Minerva Foods que em nota à nossa reportagem, confirmou o fato. 

O grupo empresarial que conta atualmente com um quadro de 730 colaboradores, confirmou que considerando o volume de casos no município, adotou entre os procedimentos preventivos de proteção contra o novo coronavírus na unidade de Araguaína, a aquisição de testes rápidos através de um laboratório de análises clínicas e que de todos os funcionários submetidos ao exame, 55 profissionais assintomáticos testaram positivo para o Covid-19: "todos foram devidamente afastados do trabalho e na condição de suspeitos para o contágio, até contraprova que será realizada, nos termos das orientações do Ministério da Saúde", diz a nota confirmando que a iniciativa já foi comunicada à Secretaria Municipal de Saúde.

Plano de Contingência

Diante do cenário alarmante, a empresa destaca que para garantir o abastecimento de alimentos à população, estão operando com um rigoroso plano de contingência, que contempla uma série de medidas para proteger a saúde dos colaboradores e manter a produção em segurança. Entre eles, a aquisição de testes de diagnóstico rápido do novo coronavírus para aplicação nos funcionários; monitoramento da temperatura corporal na entrada de todas as unidades; antecipação da campanha de vacinação tetravalente contra a gripe para o mês de abril; organização da produção, de forma a garantir o distanciamento seguro entre os funcionários e evitar aglomerações; fornecimento e uso obrigatório de máscaras para todos os funcionários; disponibilização de recipientes de álcool em gel em todas as unidades, entre várias outras iniciativas.

O frigorífico garante que tem dado toda a assitência necessária aos funcionários afastados do trabalho: "Adicionalmente, distribuímos cestas básicas aos nossos colaboradores da unidade de Araguaína, como forma de apoiá-los e contribuir para que eles permaneçam o máximo de tempo possível em suas casas, respeitando o lockdown decretado pelo Governo do Estado do Tocantins. E para apoiar o município de Araguaína na luta contra a propagação do novo coronavírus, doaremos testes rápidos de diagnóstico para a Secretaria Municipal de Saúde".

Por fim, o frigorífico encerra a nota afirmando: "Compartilhamos e acompanhamos a preocupação das autoridades e dos cidadãos sobre o avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil. Como a melhor medida é a prevenção, reforçamos nosso compromisso com a saúde de nossos colaboradores, seus familiares e toda comunidade de Araguaína, permanecendo atenta aos protocolos estabelecidos pelas autoridades, a fim de evitar o novo coronavírus em nossas dependências", pontuou.