Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
27º
DENGUE

Prefeitura realiza Mutirão Social de Combate a Dengue e Calazar

28 janeiro 2011 - 12h27

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no período de 02 a 04 de fevereiro, de quarta a sexta-feira da próxima semana, o “Mutirão Social de Combate à Dengue e Calazar”, no Setor Maracanã e no Setor Barros. O objetivo é realizar uma ação integrada entre o poder público e a comunidade para combater os índices dessas doenças nesses setores.

Nesse período, uma tenda será fixada na Avenida Perimetral, Qd. 19, Lote 22, em frente à creche do Centro Espírita do Setor Maracanã, para a concentração das equipes de trabalho. Serão realizadas limpeza de lotes, roçagem, manejo ambiental, palestras educativas sobre endemias/zoonoses, apresentações teatrais sobre dengue e calazar, além de coleta seletiva de lixo reciclável.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Rosângela Magalhães Nunes, o Setor Maracanã é uma área endêmica, sendo necessária a conscientização e a sensibilização da comunidade local ao combate dessas doenças, principalmente o calazar. “É preciso que os moradores ao sentirem os primeiros sintomas, procurem logo as unidades básicas de saúde, para que seja feito o diagnóstico e o acompanhamento da doença, identificando também o local do possível foco”, completou Rosângela.

De acordo com dados do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) de Araguaína, em 2009, no município foram registrados 153 casos confirmados de leishmaniose visceral humana; em 2010, foram 92; e até o dia 19 de janeiro, foram confirmados 07 casos. Especificando os dados para o Setor Maracanã, em 2009, foram registrados 16; em 2010, foram 10 confirmados, e neste ano, até o dia 19 de janeiro, foram registrados 02 casos.(Com informações da Ascom)