Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
26º
Porto Nacional
26º
NORTE DO ESTADO

Araguaína ganha prêmio nacional com Clínica Escola Mundo Autista

31 outubro 2019 - 09h12

A Clínica-Escola Mundo Autista, de Araguaína, recebeu nesta quarta-feira, 30 de outubro, o Prêmio Nise da Silveira da Câmara dos Deputados. A unidade foi uma das cinco agraciadas do Brasil com a referência, em uma disputa que contou com mais de 50 entidades.
 
A cerimônia ocorreu no salão nobre da Câmara e contou com a presença do diretor da clínica, Jocirley de Oliveira; do secretário da Educação de Araguaína, José da Guia; do secretário da Saúde, Jean Luís Coutinho; e do deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO).
 
A clínica, que atende cerca de 220 pessoas por mês, é administrada pelas secretarias municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, além de contar com o apoio dos pais das crianças assistidas.
 
Trabalho de excelência

A votação que escolheu a Mundo Autista foi feita pelo Conselho Deliberativo do Prêmio, em 21 de agosto, no Plenário 7 da Câmara. O conselho conta com dez deputados federais, indicados pelas mais diversas comissões da Casa.
 
A indicação da clínica-escola ao Prêmio é de autoria da deputada federal Professora Dorinha (DEM). Para o deputado federal Tiago Dimas (SD-TO), que fez campanha pela concessão do prêmio à clínica-escola, inclusive fazendo corpo a corpo com os deputados, a honraria premia um trabalho de excelência realizado pelo estabelecimento.
 
Sonho que orgulha

Ao receber a honraria, o diretor da clínica Jocirley de Oliveira não escondeu a satisfação. “Esse prêmio, que tem o título de uma das maiores psiquiatras que o Brasil já teve, é um orgulho para nós. A clínica Mundo Autista é um sonho que se tornou realidade em nosso município quando o prefeito Ronaldo Dimas pensou e a criou em uma perspectiva que todos são iguais e que todos merecem um atendimento humano e de qualidade”, frisou o diretor durante o seu discurso.
 
Na rede particular, um atendimento de criança autista nos moldes que faz a Clínica Mundo Autista não custa menos de R$ 4 mil por mês. “A clínica é uma das três clínicas públicas que o Brasil tem e os resultados dela são muito importantes”, destacou Oliveira.
 
Experiência positiva

Para o deputado federal Tiago Dimas, a premiação foi muito especial para a clínica e para o Município de Araguaína.
 
“Quero mandar um abraço a todos que fazem esse projeto ser realidade. Ficou comprado que esse projeto é uma experiência positiva para o Brasil inteiro”, explicou o deputado federal Tiago Dimas, que também agradeceu o vereador Marcus Marcelo, autor da lei que possibilitou a criação da clínica em 2016.