Dágila Sabóia
Da Redação
O Portal O Norte recebeu denúncia relatando a suposta existência de faturas em atraso referentes ao abastecimento de água do Hospital Municipal de Araguaína.
De acordo com o denunciante, a empresa que administra o hospital, a Pró-Saúde, estaria em débito há alguns meses com a companhia de saneamento do Tocantins, a Saneatins.
Em consequência de tal situação, o risco do corte no abastecimento de água na Unidade de Saúde seria iminente e poderia comprometer o essencial serviço prestado à comunidade pelo HMA.
Após tomar conhecimento das informações, nossa reportagem procurou a administração do hospital para verificar o teor da denúncia. Através da assessoria de imprensa, o HMA negou a existência dos débitos e esclareceu como funciona o trabalho de abastecimento da Unidade.
Segundo a assessoria, desde 22 de novembro de 2009, após a transição do Hospital Dona Dorcelina para Hospital Municipal de Araguaína, o abastecimento de água da Unidade tem sido feito por intermédio de dois poços artesianos que obedecem a exigentes normas de qualidade. “Não existe a possibilidade de devermos a Saneatins, nosso abastecimento é totalmente independente da empresa”, afirma a assessoria destacando que o único serviço prestado pela companhia ao HMA é o de coleta de esgoto.
Fatura em Aberto
À nossa reportagem, a assessoria de comunicação ressaltou que havia sim, uma fatura em aberto da Unidade, no entanto seria referente à coleta de esgoto e que tal dívida teria sido deixada pela gestão passada.
De acordo com a assessoria o valor irrisório foi pago no último dia 27.
Ainda em resposta, a diretoria destacou a preocupação da gestão administrativa do hospital em trabalhar com responsabilidade para que os essenciais serviços sejam prestados com o máximo de qualidade possível.