Daniel Lélis
Da Redação
Recentemente o Portal O Norte trouxe uma reportagem sobre a polêmica campanha promocional lançada por dois postos de gasolina de Araguaína inaugurados nos últimos meses (confira, aqui). Para atrair a clientela, os estabelecimentos, que são de bandeira “AleSat”, inovaram: a cada 10 litros de gasolina abastecido na rede ou 30 litros no caso do diesel, o consumidor ganhava ou um guaraná de 237 ml ou uma cerveja de 250 ml.
Para muitas pessoas, a promoção incentivaria o consumo de álcool no trânsito. Em entrevista ao site na época, Diorgio Bandeira, proprietário dos postos, negou que a intenção fosse essa. Para ele, como a cerveja dada como brinde aos fregueses era oferecida “in natura”, estaria completamente afastada a possibilidade de consumo imediato.
O fato é que depois da matéria ir ao ar, a rede de postos finalizou a campanha. Ao passar por eles, não se vê mais os gigantescos banners anunciando a ideia, no mínimo, ousada.
Discussão
A discussão em torno da peça publicitária foi grande. Na época, o site perguntou a opinião do leitor a respeito da promoção. Ela incentiva ou não o consumo de álcool no trânsito?, questionou o site. Para a maioria, a campanha promocional não incentiva o consumo de álcool no trânsito. Contudo, o assunto ainda divide opiniões. Alguns acham que a promoção foi infeliz. “Dá cerveja de brinde aos motoristas em pleno vigor da lei seca. Existem tantas coisas para se oferecer de brinde. só os alcoólatras é que devem ter gostado mesmo”, comentou uma das leitoras. Já outros não veem nada demais na ideia. “Não vejo nada demais. Não podemos ser hipócritas. Não é uma simples promoção como esta que vai fazer alguém beber cerveja”, afirmou outro leitor.