Menu
Busca sábado, 24 de julho de 2021
(63) 99958-5851
Araguaína
34ºmax
19ºmin
NA CAPITAL

Comitê do Fogo simula combate a incêndios florestais no Morro do Limpão

07 julho 2021 - 07h43Por Secom

O Comitê do Fogo realiza nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8, às 16 horas, uma simulação de combate a incêndios florestais no Morro do Limpão, na Serra do Lajeado. A ação contará com a participação de 120 militares do 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, sediado em Palmas, além de brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e dos bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e da Defesa Civil.

Segundo o diretor de Biodiversidade e Áreas Controladas do Naturatins, Warley Rodrigues, a simulação surgiu da necessidade de manter a parceria existente com o Exército, nas ações de combate aos incêndios florestais. “O Exército tem homens disponíveis, que passaram por um processo de formação e que precisam ver, na prática, os protocolos necessários para combater os incêndios. Por isso, a necessidade dessa simulação, que será feita por meio de uma queima controlada”, explicou.

De acordo com o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador do Comitê do Fogo, a simulação visa preparar os militares do Exército para uma possível atuação em Operações de Garantia da Lei e Ordem (GLO). “O Exército trabalha com tropas diferentes ano a ano, os militares que estão disponíveis hoje não atuaram ano passado, por isso a necessidade de fazer a simulação”, complementou.

A queima controlada de vegetação seca já estava programada no calendário de ações do Manejo Integrado do Fogo do Naturatins, como estratégia para minimizar a quantidade de matéria combustível e, assim, evitar riscos de incêndios nos meses mais quentes e secos.

Alerta

Como se trata de uma ação controlada, o Comitê do Fogo alerta a população da região para que, durante o treinamento, não acione serviços de emergência para relatar eventuais ocorrências no Morro do Limpão.

Ação contará com a participação de 120 militares do 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, além de brigadistas do Naturatins e bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e da Defesa Civil - Fernando Alves/Governo do Tocantins

 

AO VIVO