Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
URGENTE!

Detentos iniciam greve de fome em presídio do Tocantins: "Não vamos pegar a chepa"

23 outubro 2020 - 13h34Por Da Redação

Detentos anunciaram greve de fome, na manhã desta sexta-feira (23), na Unidade Penal de Araguatins, região do Bico do Papagaio. 

O Portal O Norte teve acesso a um bilhete com data de que foi encaminhado para a direção daquela unidade, na mesma semana que outros presos e até funcionários, protestaram por melhorias na alimentação nos presídios do Estado.

Os detentos escreveram um bilhete: “Bom dia senhores da direção, só vimos comunicar aos senhores que a partir desta data de hoje, os reeducandos da unidade de Araguatins, estamos fazendo uma paralisação pacífica. E a partir de hoje não vamos pegar a chepa e café e lanche” [sic].

Bilhete escrito por detentos em Araguatins. (Foto cedida ao Portal O Norte)

O Portal O Norte já procurou o Governo do Estado, que enviou a seguinte nota:

Assunto: Greve pacífica de fome na Unidade Penal
 
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de sua Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Estado do Tocantins, informa ter conhecimento da greve pacífica de fome promovida pelos reeducandos da Unidade Penal de Araguatins e analisa o caso com o objetivo de solucionar esta demanda. 

A Seciju ressalta que no tocante à alimentação, assim como em todos os estabelecimentos penais do estado, a unidade em questão oferta 5 refeições aos seus reeducandos. Sendo estas reforçadas por nutricionistas a fim de garantir a saúde de todos os custodiados e servidores.