Palmas
23º
Araguaína
23º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
SUPERMERCADOS CAMPELO SUPER BANNER
Campelo Mobile
"FORA COVID"

Bombeiros começam operação de higienização nas cidades mais afetadas pela pandemia

19 maio 2020 - 08h30

Bombeiros militares deram início na noite desta segunda-feira, 18, à Operação “Fora Covid”, desencadeada pela Defesa Civil Estadual, por meio do Corpo de Bombeiros Militar. A ação foi determinada pelo governador Mauro Carlesse, visando alcançar as vinte cidades do Tocantins onde a Covid-19, está com os maiores índices. O norte do Estado tem a maioria dos casos confirmados.

O trabalho de aplicação de produto à base de água misturado com uma porção de 12% de hipoclorito de sódio, começou por volta das 19 horas, na maioria das cidades e a orientação às equipes é que a ação vá até a 1 hora, nos pontos de maior aglomeração de pessoas.

“E esse é o momento de menor concentração de público, visto, inclusive, que nessas localidades houve a decretação de lockdown, um bloqueio para diminuir a circulação de pessoas e ajudar no combate ao novo Coronavírus”, destacou o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Erisvaldo Alves.

O último Boletim da Covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta segunda-feira, revela a existência de 1.496 casos de pessoas infectadas com a doença no Tocantins. Já são 32 óbitos.

A sanitização é feita usando caminhões auto bomba tanque, motobombas portáteis e bombas costais motorizadas. Para isso, as equipes de bombeiros militares foram enviadas a algumas cidades ainda no domingo de manhã, como São Miguel do Tocantins, Couto Magalhães, Xambioá e Tocantinópolis.

As demais cidades que são alvos da Operação são: Palmas, Araguaína, Gurupi, Cariri do Tocantins, Nova Olinda, Paraíso do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Axixá do Tocantins, Araguatins, Colinas do Tocantins, Guaraí, Praia Norte, Maurilândia do Tocantins, Wanderlândia, Augustinópolis e Darcinópolis.

“Como a maior parte das cidades a receber as aplicações está na região norte, foi preciso formar equipes de apoio em Palmas. Nesta segunda-feira, a tarde, os militares fizeram um levantamento dos pontos de maior aglomeração de pessoas e, já a noite, iniciaram a pulverização do produto”, relatou o tenente-coronel.

Os bombeiros militares vão aplicar o produto em estações de ônibus, feiras cobertas, em frente a agências bancárias, casas lotéricas, postos de saúde, entre outros.

Chuva em Palmas

Na capital do Estado, em diversos pontos seria aplicado o produto, porém, com a chuva que caiu desde o início da tarde, adentrando a noite, fez com que a ação fosse adiada. Entre as localidades previamente estabelecidas estavam pontos na Avenida J.K, Unidades de Pronto Atendimentos, Hospital Dona Regina, feiras cobertas, e em frente às agências bancárias na Avenida Tocantins, em Taquaralto, dentes outros.

A programação na cidade de Palmas será iniciada nesta terça-feira, a partir das 19 horas.

Segurança

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, “o tempo para a operação é indeterminado e vai ocorrer enquanto houver necessidade de proporcionar ambientes mais limpos e seguros aos moradores desses municípios”.

“Essa é uma ação de desinfecção que será realizada em locais que possivelmente estão contaminados. Sempre que uma pessoa contaminada, mesmo que assintomática, frequenta locais como esses, ela acaba propagando o vírus, fazendo com que outras pessoas se contaminem. Então é uma iniciativa muito assertiva do governador Mauro Carlesse. Se uma vida for preservada em decorrência dessa descontaminação, já valeu toda a operação”, afirma Reginaldo Leandro da Silva.