Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
26º
Porto Nacional
25º
CONCLUSÃO DOS ESTUDOS

No Tocantins quase 900 detentos decidem se inscrever no Encceja

25 julho 2019 - 08h59

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso, segue a mobilização para que o máximo de reeducandos participe do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL), até o momento 876 reeducandos estão inscritos na prova. Neste ano, todas as unidades prisionais aderiam ao exame que aceita inscrições até sexta-feira, 26 de julho.

O Encceja PPL atende aos jovens e adultos privados de liberdade que não concluíram os estudos na idade adequada, sendo uma oportunidade para obtenção dos certificados do ensino fundamental e médio, com participação voluntária e gratuita. De acordo com a agente Analista de Execução Penal e responsável técnica pela assistência educacional, Renata Keli Duarte, mais da metade dos inscritos buscam a certificação do ensino fundamental. “Cerca de 60% dos internos que se inscreveram até agora estão buscando a certificação no ensino fundamental”, disse.

Renata Keli Duarte explica que conseguir as certificações tanto no ensino fundamental quanto no Ensino Médio muda as perspectivas de vida dos internos. “Muda a vida, as projeções, as intenções. O aumento da escolaridade proporciona mais dignidade, mais possibilidades e alternativas que não sejam o mundo do crime”, expõe.

Aqueles que alcançarem a certificação no ensino fundamental podem avançar o nível de escolaridade, e os que alcançarem a certificação no ensino médio já participam de outros certames como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que pleiteia vagas no ensino superior.

Segundo a Agente, será disponibilizado material educacional para que os reeducandos se preparem para a prova. Em algumas unidades prisionais, além das escolas, os jovens e adultos privados de liberdade também se preparam para as provas com grupos de estudos organizados pelos professores para que os apenados tenham um bom desempenho nas avaliações.

Encceja PPL

O Encceja PPL é constituído por quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. As provas que avaliam o nível de conhecimento dos jovens e adultos privados de liberdade serão aplicadas nos dias 08 e 09 de outubro nas 39 unidades prisionais e nove unidades socioeducativas de todo o Estado.