Palmas
29º
Araguaína
32º
Gurupi
32º
Porto Nacional
30º
COMPETIÇÃO

Estudante do TO conquista medalha de bronze em olimpíada nacional de português

30 outubro 2023 - 08h01

A estudante Gabrielle Martins Silva, do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, em Paranã, conquistou medalha de bronze na 1ª Olimpíada de Português (OP) 2023. A competição é nacional e os estudantes passam por duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva, com 25 questões; e a última fase uma prova mista com quatro questões de somatório e quatro discursivas.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram 

Em sua primeira edição, a Olimpíada contou com mais de 100 mil alunos inscritos de todo o país e teve como objetivo auxiliar na capacidade interpretativa e expressiva dos estudantes, e desenvolver competências básicas de leitura e escrita. E dessa forma, busca também contribuir com o ensino de qualidade.

Gabrielle Martins Silva destacou que participar da Olimpíada de Português foi uma experiência desafiadora, mas também enriquecedora e gratificante. “A competição me ensinou que a aprendizagem é um processo contínuo e que o esforço e a dedicação podem levar a resultados surpreendentes. Além disso, me ajudou a desenvolver as habilidades de leitura, interpretação e escrita, aprofundar meu interesse pela literatura e proporcionar crescimento pessoal”, ressaltou a estudante.

A professora-orientadora Rosiane Pereira Miranda explicou que é muito importante a participação dos alunos, pois a competição estimula o processo de aprendizado e desenvolvimento. “Orientar meus alunos na preparação para a Olimpíada de Português foi uma jornada incrivelmente gratificante. Foi uma experiência que fortaleceu meu compromisso com o ensino e minha admiração pela linguagem como meio de expressão e compreensão do mundo”, relatou.

A Olimpíada de Português é uma competição educacional de Língua Portuguesa, em âmbito nacional, para os alunos do ensino fundamental II e do ensino médio, que visa estimular o interesse dos estudantes pela língua portuguesa e aprimorar suas habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto, gramática e literatura.