Palmas
30º
Araguaína
29º
Gurupi
33º
Porto Nacional
30º
EVENTO EM MAIO

Governo do Tocantins intensifica preparativos para feira Agrotins

25 março 2024 - 10h47

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, intensifica os trabalhos de organização da maior feira agrotecnológica da região Norte do país, a Agrotins 2024. O evento ocorrerá entre os dias 14 e 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Neste ano, cerca de 950 expositores do segmento agropecuário participarão do evento. A feira é composta por unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditórios, exposições de máquinas e implementos, comercialização de veículos leves e pesados, comercialização de produtos regionais e comercialização de animais. 

A Agrotins tem como objetivo promover o desenvolvimento do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, assim como apoiar e divulgar as ações de pesquisa, adaptação, validação, divulgação e transferência de tecnologias ao setor produtivo. 

Inovações

Nesta edição, os participantes contarão com novidades na infraestrutura. Além da ampliação da área da feira com 500 mil m² de espaço, sendo mais de 200 mil apenas para exposição, proporcionando maior participação de comércios e empresas. Outra novidade é a expansão do espaço destinado às vitrines tecnológicas de sementes de grãos.

Agricultura familiar

No Pavilhão da Agricultura Familiar, a exposição dos agroextrativistas e agricultores familiares contará com 40 estandes, cada um com dois expositores, somando um total de 80 participantes de todo o estado. Na feira também participam os expositores de associações, cooperativas, comunidades tradicionais, indígenas e comunidades rurais. 

A exposição dos agricultores é composta por variados tipos de produtos, in natura e processados, do cerrado tocantinense, tais como: biojoias, com diversos frutos naturais; licores e doces de buriti, caju, buriti, murici, mangaba, bolos, geléias, produtos do pequi, além do artesanato de capim-dourado e coco babaçu.

Pavimentação

No Parque Agrotecnológico estão sendo construídos 118,5 mil m², incluindo duas avenidas, seis ruas, oito travessias e um pátio na beira do lago. A pavimentação extra contemplará ainda mais de 28 mil m².

O investimento de R$ 23.057.019,45 é oriundo do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics) e vai contemplar a pavimentação do parque em bloquetes, reestruturação do calçamento, criação de novos espaços, iluminação, estacionamento, banheiros, entre outros.

O coordenador Fernando Garcia explicou que tudo está sendo preparado para que o evento contemple todos os segmentos da agricultura. “A feira está praticamente com todos os espaços reservados, com ampliação em mais de 30% em número de expositores. Também teremos diversas novidades, como a nova rede de água, pavimentação do parque com piso intertravado, tudo para o conforto dos expositores, visitantes, produtores, agricultores familiares e toda a sociedade em geral”, detalhou.

Tema

A Agrotins 2024 traz o tema central Bioeconomia como novas perspectivas para a produção agrotecnológica sustentável no campo. O tema propõe uma discussão que visa fortalecer as cadeias produtivas que utilizam os recursos naturais de forma sustentável e consciente, promovendo articulação de parcerias entre o poder público e o setor empresarial, para executar ações capazes de ampliar a participação dos produtores de pequeno, médio e grande porte, agricultores, agricultores familiares, comunidades tradicionais e seus empreendimentos nos arranjos produtivos e econômicos que envolvam o conceito da bioeconomia.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.