Palmas
31º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
32º
ATUALIZAÇÃO

Governo do Tocantins vai tornar Portal da Transparência ainda mais acessível

28 outubro 2023 - 11h27

O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO), quer otimizar a busca por números e informações do Estado, reforçando o compromisso da gestão com a transparência e aprimorando a experiência da sociedade no controle dos gastos públicos.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram 

Neste sentido, a equipe da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/TO) e o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, José Humberto Muniz Filho, estiveram reunidos nessa quinta-feira, 26, para discutir atualizações que tornarão o Portal da Transparência ainda mais acessível.

Na oportunidade, a ouvidora-geral do Tocantins, Larissa Peigo Duzzioni, apresentou os apontamentos feitos pela OGE/TO sobre as alterações no atual ambiente de homologação do Portal da Transparência, em que foram analisados o cumprimento de todas as exigências legais, previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI), na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e recomendações dos demais órgãos de controle, como Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU).

O secretário José Humberto Muniz Filho afirmou que o Governo do Tocantins está trabalhando no aprimoramento e na modernização do Portal. “A reestruturação do site busca torná-lo um canal ainda mais eficiente na divulgação proativa de dados sobre as receitas e as despesas do Governo”, frisou.

Consulta Pública

Outro ponto levantado foi a realização de uma Consulta Pública, que atualmente se encontra em fase de análise pela equipe técnica da Ouvidoria-Geral, que busca fomentar também a participação social nas atualizações do Portal.

Para os próximos passos, a Ouvidoria-Geral elaborará um relatório com tais ponderações, que será encaminhado às unidades competentes que darão continuidade nos trabalhos e, assim, contribuir para o lançamento de um Novo Portal da Transparência.

O Portal da Transparência do Tocantins está à disposição dos cidadãos no site. Basta acessar para conferir dados sobre contratos, licitações, contribuintes, servidores, receitas e despesas.

*Secom Tocantins