Palmas
28º
Araguaína
25º
Gurupi
27º
Porto Nacional
28º
ENSINO SUPERIOR

Unitins registra aumento no número de matrículas e chega a 4,7 mil acadêmicos em 2024

28 março 2024 - 09h46

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) registrou, no início do ano letivo de 2024, um aumento de 108% no número de matrículas ativas, em relação ao ano de 2021, consolidando a posição de instituição de ensino superior que mais cresce no estado. Outro dado que comprova o bom desempenho da universidade, é o nível da concorrência nos processos de seleção. O Vestibular 2024.1 registrou um novo recorde, com mais de 14 mil candidatos inscritos para concorrer às 1.920 vagas ofertadas.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O ano de 2021 é considerado um divisor de águas na história da Unitins, devido à implantação do curso de Medicina no Campus Augustinópolis e por ser o primeiro ano de funcionamento do Campus Paraíso. Naquele ano, foram efetivadas 2.304 matrículas, contra 4.784, neste primeiro semestre, que estão distribuídas em 21 cursos de graduação, espalhados por todo o estado, em cinco campus e 15 polos do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado).

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou que esse resultado valida a missão do Governo do Tocantins de oportunizar o acesso ao ensino superior e de investir na educação. “Desde que assumimos a gestão do Governo do Tocantins, em 2021, temos a educação como prioridade, pois acreditamos nela como ferramenta de transformação na vida dos tocantinenses. Este excelente aumento no número de alunos da Unitins mostra o quanto todas as medidas e esforços, juntos, estão refletindo em mais pessoas com acesso à educação pública e tendo suas vidas e famílias transformadas”, enfatizou o Governador. 

“A Unitins trabalhou dentro desta visão, discutindo com o Governo do Tocantins, contando com o entusiasmo do governador Wanderlei Barbosa, da Assembleia Legislativa, com o intuito de chegar às regiões onde a universidade é importante, como a ampliação nas áreas da saúde, implantação de um novo campus para atender a comunidade do Vale do Araguaia e o TO Graduado, presente em todo o estado. Tudo isso equilibrando a qualidade das nossas aulas, dos resultados, dos nossos indicadores, sempre crescentes, para entregar um profissional bem formado”, salientou o reitor da Unitins, Augusto Rezende.

A vice-reitora da Unitins, professora Darlene Teixeira Castro, pontuou que o aumento significativo do número de matrículas ativas na Unitins é fruto de um trabalho conjunto. “Um dos objetivos é trabalhar de forma integrada, em que o nosso acadêmico é a razão de ser da nossa universidade. Desta forma, todas as ações que são desenvolvidas, são em prol da sua permanência. Todos os projetos de ensino, de pesquisa e de extensão têm esse objetivo”, frisou. 

Para a pró-reitora de graduação, professora Alessandra Ruíta Czapski, o grande número de alunos matriculados aumenta ainda mais a responsabilidade da instituição. “Destaco que todos os processos que são desenvolvidos contribuem para uma formação qualitativa e reforça a nossa identidade como instituição vocacionada para contribuir com o desenvolvimento do estado, por meio da formação de profissionais habilitados para enfrentar os novos desafios”, finalizou. 

Bolsas de estudo 

A universidade também destaca a concessão de bolsas, por meio de vários programas que beneficiam diretamente os acadêmicos que desenvolvem atividades de pesquisa, extensão e monitoria, dentro da política de apoio à permanência do estudante em sala de aula. O total de bolsas passou de 1.227, em 2022; para 2.447, em 2023, segundo dados da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proaf).