Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
PESQUISA

Governo contribui com a estruturação de laboratórios científicos das universidades no Estado

25 novembro 2021 - 08h25Por Secom

Com o objetivo de promover transferência de conhecimento no ramo da agroindústria, foi inaugurado recentemente o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Lactec), situado no Complexo de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) na rodovia TO-050. A infraestrutura vai propiciar a realização de capacitação e aperfeiçoamento de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), produtores rurais e acadêmicos, além do fomento à pesquisa científica no setor agropecuário.

A ação é fruto do investimento do Governo Federal, por meio do Convênio Estruturante com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Governo do Tocantins, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). A Fundação tem viabilizado a estruturação de laboratórios de pesquisa de norte a sul do Estado, em ambientes das universidades públicas e privadas.

O Lactec é resultado de parcerias importantes, conta com a mobília e equipamentos industriais para manipulação de alimentos, os quais foram adquiridos com recursos do projeto Cerrado Jalapão promovido pelo governo brasileiro e pelo governo alemão, cedido ao Ruraltins para uso compartilhado das instalações. O laboratório vai proporcionar a valorização do produto tocantinense que resultará em receitas práticas e rentáveis, ou seja, geração de emprego e renda ao homem do campo.

Segundo o diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, Expedito Cardoso, o apoio financeiro da Finep/Fapt foi de fundamental importância para a estruturação do complexo laboratorial. “Tudo isso só foi possível devido a esse apoio, que propiciou as condições necessárias de implantação e consolidação do Lactec no Estado”, afirmou.

O prédio foi construído em 2017 dentro da estrutura da Unitins e, desde então, estava sendo usado em pesquisa de agroenergia. Mas, devido à necessidade de transferência de conhecimento de interesse público, o espaço foi reinaugurado como Lactec, por causa da parceria entre a Universidade e o Ruraltins, por meio de cooperação técnica com a finalidade de realizar oficinas, palestras, dias de campo, intercâmbios e outras metodologias educativas voltadas à socialização e à transferência de conhecimento, no âmbito da atuação do Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC-Agro).

Segundo a Unitins, o Laboratório foi concebido para ser um espaço permanente de capacitação e que terá como missão o desenvolvimento do ramo de agroindústrias, aperfeiçoamento dos agentes, além da geração de produtos e tecnologias aplicadas ao setor.

Para a professora do Curso de Engenharia Agronômica da Unitins, Roberta Zane, o laboratório oportuniza a realização das aulas práticas para os alunos. “Na disciplina de tecnologia de alimentos que propicia o processamento de alimentos, favorece um rico conhecimento prático para a atuação na área de extensão rural”, explicou.

Convênio Estruturante

A Fapt e a Finep mantêm convênio com as universidades do Tocantins, o qual proporciona a estruturação dos laboratórios, como construção dos espaços, viabilização de equipamentos e disponibilidade de veículos automotores para o desenvolvimento dos estudos científicos. Desde então, foram investidos R$ 11 milhões para essa finalidade, nas áreas de fitoterápicos, uso de afluentes, plantas medicinais, plantas do Cerrado, agropecuária, resíduos orgânicos, agroenergia, aquicultura e construção do Laboratório de Referência Animal (Lara).